Pix terá paralisação? Greve do BC preocupa e autoridade afirma ter ‘plano de contingência’

Com a greve dos servidores do Banco Central (BC) avançando em busca de reajuste salaria, a autoridade monetária divulgou nota afirmando que “tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Na nota do BC, desta terça (29), consta também que a autarquia manterá funcionando, além do Pix, “os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Selic, entre outros”.

Os servidores aprovaram em assembleia deflagrar greve no Banco Central por tempo indeterminado a partir de 1º de abril.

Antes mesmo da greve, os servidores têm feito paralisações diárias de quatro horas, das 14h às 18h, desde 17 de março.

“É uma paralisação inicial de advertência sem prejudicar os serviços essenciais. Só para dar um aviso”, disse o presidente do Sinal, Fábio Faiad, que afirma que os serviços essenciais do BC serão mantidos durante a paralisação.

Segundo Faiad, pode haver suspensão ou interrupção do atendimento ao público, da distribuição do meio circulante, da prestação de informações ao sistema financeiro, da manutenção de informática (hardware e software) do BC e do acesso dos bancos a alguns sistemas de informação, entre outros possíveis impactos.

O movimento já atrasou divulgações como a Pesquisa Focus, o resultado do Questionário Pré-Copom, o fluxo cambial, além da apuração diária da Ptax. A reportagem apurou também que outra consequência será a suspensão do lançamento de novos serviços do Pix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na segunda (28), também por causa da operação-padrão dos servidores, o Banco Central disse que não divulgará nesta semana as estatísticas econômico-financeiras de fevereiro, como estava previsto. A assessoria da autoridade monetária disse que as datas de publicação serão divulgadas “oportunamente”.

Na nota distribuída nesta terça (29), além do plano de contingência, o BC diz ainda que “reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas” e “confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade”.

A categoria cobra do governo um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação das carreiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A preocupação com o movimento fez com que o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, desistisse de participar de evento marcado para a segunda-feira no interior da Paraná. Campos Neto decidiu acompanhar de perto a mobilização dos servidores do BC.

Queda do Pix pode ter grande impacto

O meio de pagamento se tornou um dos mais populares do Brasil desde que foi lançado, no fim de 2020.

Ainda no começo deste mês, ocorreu o recorde de transações diárias, no dia 4, com 58,5 milhões de movimentações.

No mês de dezembro de 2021, ocorreu o maior número de operações do Pix, com 1,4 bilhão. Em janeiro, foram realizadas 1,3 bilhão de operações e, em fevereiro, quando o mês é mais curto, foram 1,1 bilhão de transações.

Os dados mais atualizados do Banco Central, referentes a fevereiro, registram 408,6 milhões de chaves Pix ativas no Brasil.

Além disso, segundo estimativas da FIS, empresa de pagamentos globais, o Pix será uma das principais alavancas para o crescimento do e-commerce, se tornando o top 2 em pagamentos de produtos de menor valor na internet.

Esse contexto deve influenciar positivamente as grandes varejistas, que aderiram ao Pix e vêm ampliando sua oferta de produtos de cauda longa e menor ticket médio.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião