BC será transparente em relação a vazamento de chaves Pix, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reforçou, em declaração feita nesta segunda-feira (21), que a instituição prega pela transparência em relação à comunicação de vazamentos de dados de usuários do Pix.”Qualquer tipo de vazamento no Pix será comunicado, não importando a quantidade de chaves”, garantiu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Camos Neto disse que isso ocorreria mesmo se fosse o caso de abertura de informações de casos com 2 mil dados, o que é um quadro pequeno em termos do volume total. “Vamos anunciar qualquer tipo de vazamento, de qualquer dado”, afirmou.

Campos Neto minimizou o vazamento de nomes e CPFs de usuários do Pix registrados recentemente. Segundo ele, estes dados não são sensíveis, estavam estampados nos cheques que eram usados no passado e que o próprio cidadão costuma fornecer o CPF em estabelecimentos em que faz compras – isso ocorre em alguns Estados em que o contribuinte conta com descontos fiscais por meio de suas compras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Vazamentos acontecem, não tenho como prometer vazamento zero”, afirmou, durante palestra sobre cenário econômico promovida pelo Canal Agro+. Ele acrescentou que não tinha a intenção de banalizar os vazamentos e relatou que o BC tem investigado todas as falhas vistas no sistema. “Estudamos medidas mais enérgicas sobre vazamentos”, disse, enfatizando que nenhum vazamento, no entanto, ocorreu por meio do Banco Central.

O presidente do BC disse ainda que, em países da Europa, por exemplo, esse tipo de vazamento não teria sido comunicado e garantiu que nenhuma pessoa foi afetada em termos financeiros por conta desses vazamentos.

Ainda sobre tecnologia, ele comentou sobre o grande interesse de plataformas internacionais conhecidas, muitas delas gigantes em todo o mundo, por oferecer também em sua plataforma um sistema de pagamento instantâneo. Isso se dá, de acordo com Campos Neto, por causa da detenção de todos os tipos de operação: do anúncio, à venda até a parte financeira. “Transações no metaverso têm crescido exponencialmente”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

BC confirma vazamento de dados com chaves Pix da Logbank

O último vazamento de chaves Pix confirmado pelo BC ocorreu no dia 24 a 25 de janeiro. Desta vez foram dados envolvendo chaves vinculadas à Logbank Soluções de Pagamentos.

Foram 2.112 chaves afetadas com a divulgação de nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta.

A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos que atua no segmento Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C, na sigla em inglês). Nesse modelo, a indústria vende diretamente ao consumidor, mas a venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, varejista ou atacadista), incluindo toda a cadeia comercial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Esse é o terceiro incidente de segurança com participantes do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.

Nos episódios anteriores, envolvendo o Banco do Estado de Sergipe (Banese), com 414.526 chaves afetadas, e a Acesso Soluções de Pagamento (160.147 chaves), a autarquia havia dito que os vazamentos foram provocados por falhas pontuais nos sistemas das instituições.

Segundo o BC, a página criada com incidentes do Pix será “mantida permanentemente atualizada”. Você pode checá-la clicando aqui.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião