Balanços da semana

PicPay anuncia novo executivo para expansão do marketplace

O PicPay anunciou, nesta quarta-feira (20), que trará Fábio Plein, ex-executivo da Uber Eats, para liderar sua área de marketplace. A intenção do aplicativo é se tornar um super app.

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A companhia, que viu o número de usuários sair de 14 milhões em 2019 para 39 milhões em 2020, que ampliar a marca de 25 milhões de transações no marketplace atingida no ano passado. Além disso, o PicPay dobrou a emissão de cartões nos últimos dois meses.

E não para por aí: o ex-Uber não será o único reforço de peso para a liderança da fintech. Eduardo Chedid, CEO da bandeira de cartões Elo, será o novo vice-presidente de serviços financeiros, segundo o jornal Valor Econômico.

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A presidência da empresa fica com José Antonio Batista. Ele é sobrinho de Joesley e Wesley Batista, controladores da holding J&F, que é dona da JBS (JBSS3). O PicPay é controlado pelo banco Original, que por sua vez também está sob o guarda-chuva da J&F.

Em entrevista ao Valor, o fundador Anderson Chamon disse que “não basta ter um marketplace. Você precisa ter a massa crítica que vai consumir. É assim que essa roda gira. Muita gente não vai conseguir fazer essa roda girar. Vamos conseguir fazer essa porque a gente já tem 39 milhões de usuários – e crescendo”.

Chamon, que hoje é vice-presidente de tecnologia e produtos da empresa, tem como principal objetivo o crescimento. O objetivo dele é alcançar 100 milhões de usuários em até três anos. A plataforma, com isso, investirá fortemente em marketing, retenção e atração de novos consumidores.

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Para acelerar esse processo, a fintech acaba de inaugurar uma plataforma para desenvolvedores. “Queremos tombar o marketplace brasileiro para o PicPay”, disse Chamon ao jornal. Embora a companhia ainda não apresente lucro, possui margem positiva e estaria no azul se escolhesse “parar de crescer”, mas para um negócio que ganha em escala, ainda não faz sentido.

PicPay a caminho do IPO

Segundo a coluna Broadcast, em publicação no início deste mês, o PicPay está dando os primeiros movimentos necessários para fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Embora ainda não tenha fechado a contratação de um sindicato de bancos para estruturar a oferta, a empresa já teria dado os primeiros passos para a abertura de capital. Não há uma data prevista para a listagem.

Em meio ao aumento da concorrência dos meios digitais de pagamentos, com empresas como Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3) investindo no setor, a fintech vem anunciando novas iniciativas para se manter atraente.

Em novembro de 2020, por exemplo, anunciou que oferecia rentabilidade de 210% do CDI a quem deposita recursos na carteira, que deve continuar até o fim de janeiro. Além disso, o PicPay oferece cashback e dinheiro para quem indica amigos.

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Jader Lazarini

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