Petróleo tem forte alta após meganavio encalhar no Canal de Suez

Os contratos do petróleo Brent e WTI registram forte alta nesta quarta-feira (24), subindo os dois cerca de 5%, após um meganavio encalhar no Canal de Suez, via artificial navegável que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e causar um grande congestionamento de navios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O Canal de Suez conecta a Europa à Ásia e torna desnecessária uma volta em todo o continente africano – é, com isso, o principal ponto de escoamento do petróleo produzido em países como a Arábia Saudita, Iraque e Emirados Árabes, que figuram a lista de principais produtores da commodity no mundo.

Além do sentido que vai do Oriente Médio para a Europa e para a América do Norte, o canal da Suez também se tornou importante, nos últimos anos, por escoar o petróleo que sai da Rússia para a Ásia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A embarcação que encalhou, o navio Ever Given, trata-se de um porta-contêiner com 400 metros de comprimento e 59 metros de largura – quase do tamanho do Empire State Building, famoso prédio localizado em Nova York.

Operado pela Evergreen, empresa com sede em Taiwan, ele é capaz de carregar 200 mil toneladas de mercadorias e cerca de 20 mil contêineres. O navio estava com destino ao porto de Roterdã, na Holanda.

Mais de 100 embarcações aguardam a liberação do Canal de Suez para fazer a travessia. Todos os dias, cerca de 50 navios atravessam os 160 quilômetros do canal, que foi construído entre 1859 e 1869.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Canal de Suez transportou 10% do petróleo comercializado no mundo em 2018

O fluxo do petróleo através do Canal de Suez em 2018 foi responsável por cerca de 10% de todo o volume da commodity negociado no mundo. Segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA, 8% de todo o gás natural liquefeito também passou por ali.

Em 2020, cerca de 19 mil navios atravessaram o Canal de Suez, de acordo com a autoridade responsável pela infraestrutura, a SCA. Além de importante para o fluxo do petróleo, o canal é uma importante fonte de renda para o Egito, que recebeu, apenas em 2020, US$ 5,6 bilhões em taxas oriundas dele.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião