Petrobras (PETR4): Secretário de Guedes é cotado para assumir presidência após Pires desistir

Com a desistência de Adriano Pires para assumir o comando da Petrobras (PETR4) após a demissão de Silva e Luna, novamente, o nome de Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, volta a ser cotado para o cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Ainda quando Silva e Luna foi demitiu, Paes já estava entre os cotados para ser Presidente da Petrobras, e já foi entrevistado por Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia.

O secretário é um dos funcionários de Guedes que é bem avaliado na pasta por conta da implementação do “gov.br”, a plataforma pela qual a maioria dos serviços do governo é utilizada no meio digital.

Caio Mario Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

Guedes já havia indicado seu nome para o comando da Petrobras, mas Paes afirmava ‘não querer se envolver no assunto’.

O secretário de Guedes já foi presidente do Serpro (estatal de dados do governo), o que o torna mais ‘viável’ ao cargo, já que fica desvinculado do investimento e da participação em empresas – um dos motivos pelos quais Adriano Pires desistiu do cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entenda a desistência de Pires da Petrobras

Na sua carta, afirmou que não gostaria de deixar o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), sua empresa de consultoria. Isso, inevitavelmente, lhe traria mais dificuldades para aprovação em Assembleia, além de também com o crivo do judiciário, que poderia apontar conflito de interesses.

O Ministério Público chegou a pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apurasse se haveria conflito na indicação de Adriano Pires.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

No CBIE, seu filho é um dos sócios e, por ser uma empresa familiar, Pires teria que encerrá-la ou vendê-la para poder assumir o cargo na estatal – o que classificou como ‘um obstáculo muito difícil’.

Isso, pois a Lei das Estatais veda que executivos dessas empresas tenham parentes em empreendimentos concorrentes.

Segundo apuração do jornal O Globo, tanto Rodolfo Landim quanto Pires decidiram renunciar ao posto após questões de conflito de interesses.

Pires atende, entre outros clientes, o empresário e sócio de distribuidoras de gás Carlos Suarez, que é também amigo de décadas de Rodolfo Landim.

O indicado do governo para a presidência da Petrobras também atende a Abegás, associação do setor, e a Compass, concessionária de gás do empresário Rubens Ometto, e de diversas outras empresas do setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião