Petrobras (PETR4) registra recorde de exportação de petróleo em abril

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta segunda-feira (4) que bateu recorde de exportação em abril. A estatal petroleira exportou 1 milhão de barris de petróleo por dia no mês passado.

O recorde anterior da Petrobras era de 771 mil barris de petróleo por dia e foi atingido em dezembro de 2019. A petroleira salientou o atual momento da economia mundial, que está em fase conturbada devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Por conta da forte contração do mercado doméstico, a Petrobras informou que está direcionando seus esforços para exportação de sua produção, depois de atender a demanda interna.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Estamos atentos aos movimentos internacionais e acessando todos os mercados. Nosso petróleo, de baixo teor de enxofre, mantém sua valorização no mercado internacional em função das especificações do IMO 2020”, disse a diretora executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, no comunicado da empresa.

O volume exportado em abril foi 145% maior do que o comercializado internacionalmente no mesmo período do ano passado. O crescimento do volume exportado no mês está em linha com a tendência do primeiro trimestre deste ano. As exportações nos primeiros três meses de 2020 foram 25% maiores do que a do quarto trimestre de 2019.

A Petrobras informou que a China foi o principal destino de suas vendas entre janeiro e abril deste ano. Além do país asiático, a petroleira também comercializa petróleo para os mercados americano, europeu, indiano e outros destinos na Ásia.

“Estamos direcionando nossos esforços para exportação de petróleo e derivados através de uma série de ações logísticas, que possibilitam a expansão da nossa capacidade. Esperamos continuar com uma boa performance das nossas exportações, em função da retomada da demanda da China em conjunto com ações para desenvolver novos mercados para nossos produtos”, concluiu a executiva da Petrobras.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião