Petrobras (PETR4): Lula se reúne com ‘possível novo presidente’; veja nomes

O presidente eleito Lula (PT) falará ainda nesta semana com prováveis nomes para assumir a presidência da Petrobras (PETR4), segundo informações da agência Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O mercado já espera que Lula descarte totalmente os planos de privatização da Petrobras – visados pelo atual governo – mas ainda tem dúvidas sobre como o petista deve influenciar a estatal em seu mandato.

Fontes a par do assunto disseram à agência de notícias que Lula planeja uma grande mudança no primeiro escalão da companhia.

Além disso, Lula não encara como possível nomear como presidente da Petrobras que esteja desalinhado com seu governo e seus planos para a companhia.

Até então, o petista ainda não deu declarações oficiais sobre quem poderia comandar a petroleira, mas nomeou a equipe de transição na área de energia na última semana, contendo nomes que já eram alvos de rumores.

Conforme reportado pelo Suno Notícias, um dos nomes cotados para presidir a companhia é o do senador Jean-Paul Prates (PT), que foi conselheiro de política energética durante a campanha de Lula.

Além disso, o parlamentar tem experiência no ramo, pois trabalhou por três décadas no segmento de óleo e gás antes de entrar para a política. Prates também integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro), nos anos 1980, e participou da elaboração da Lei Petróleo, em 1997.

Novo presidente da Petrobras

Outros nomes que podem ser cogitados, segundo fontes disseram à Reuters, incluem o ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), que foi diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e trabalhou no Polo Petroquímico de Camaçari, e a ex-diretora-geral da agência nacional de petróleo e gás (ANP), Magda Chambriard.

Chambriard, vale lembrar, já fez carreira na área de exploração e produção da Petrobras.

Os nomes devem passar pelo crivo necessário somente após o término no mandato atual, de Caio Mario Paes de Andrade, que comandará a estatal até abril.

Com indicações de políticos estando no radar, a Lei das Estatais pode ser um obstáculo para Lula. Isso, pois a legislação veda uma indicação de um presidente que tenha estruturado ou participado de campanha eleitoral nos últimos 36 meses.

Prates, por exemplo, foi candidato à prefeito em Natal (RN) em 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Veja os planos de Lula para a Petrobras

Dentre as ideias de Lula para a companhia, conforme sinalizado pelo petista e sua equipe nas últimas semanas, estão:

  • ‘Abrasileirar’ o preço do combustível, e eventualmente deixar de lado a paridade internacional (PPI)
  • Reduzir dividendos e direcionar lucro para investimentos
  • Investir em energia limpa e renovável

“Os ganhos do pré-sal não podem se esvair por uma política de preços internacionalizada e dolarizada: é preciso abrasileirar o preço dos combustíveis e ampliar a produção nacional de derivados, com expansão do parque de refino”, diz um trecho do programa de diretrizes de Lula.

Além disso, os dividendos da Petrobras foram um alvo constante do petista, dado que a petroleira chegou a ser a maior pagadora de proventos do mundo neste ano.

“Não temos que estar preocupados com o lucro. Por que ao invés de pagar dividendos para acionistas a gente não investe em refinarias?”, disse o petista, ainda durante a campanha.

Desempenho de PETR4

No acumulado dos últimos 30 dias, as ações PETR4 caem 29% a R$ 26,70.

Com a volatilidade do cenário político, os papéis da Petrobras caíram 8% no acumulado de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião