Petrobras (PETR4) marca assembleia e rejeita dois indicados pelo governo ao Conselho de Administração

A Petrobras (PETR4) informou que, no dia 19 de agosto, deve realizar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para escolha do novo Conselho de Administração da companhia.

Veja o Morning Call desta segunda (18/07)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-20.jpg

A informação foi divulgada pela Petrobras, em documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo a estatal, o edital de convocação e o manual para participação na assembleia serão divulgados ao mercado amanhã.

A petroleira destacou que validou integralmente as análises do comitê de elegibilidade (Celeg) em relação aos candidatos ao conselho. Devem participar dessa etapa da reunião apenas membros que não foram indicados para reeleição ao colegiado.

Segundo a Celeg, são inelegíveis dois indicados pela União. As informações da análise constam em ata da semana anterior.

Os indicados pelo governo ao conselho da Petrobras foram Jônathas de Castro, secretário executivo da Casa Civil, e Ricardo Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Petrobras adiou venda de refinarias após mercado ver risco eleitoral

A estatal tem enfrentando baixa demanda por refinarias que são consideradas com bom potencial pelos analistas de mercado – a Refap (RS), Repar (PR) e Rnest (PE).

Vale lembrar que as três refinarias da Petrobras foram recolocadas à venda recentemente, mas tiveram mudanças nos prazos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Desta vez, o adiamento da oferta desses ativos para o dia 29 teve entre as causas o temor diante da proximidade da eleição.

Mesmo grupos para os quais faz todo sentido investir em refino, como as grandes distribuidoras, estariam mais reticentes a três meses do pleito que deve ser protagonizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-presidente Lula (PT), ambos associados a instabilidade no mercado de combustíveis.

Questionada pela reportagem, a Petrobras não se pronunciou.

Fontes de mercado dizem que é possível haver ofertas na nova data, por se tratar de ativos de qualidade em um País com demanda cativa e matéria-prima garantida, em um momento de margem recorde para o refino.

Mas é tido como certo que, se houver interesse, o número de potenciais compradores será bem inferior ao registrado na virada de 2019 para 2020, início da primeira tentativa de venda das unidades, que fracassou.

À época, o então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, chegou a dizer que havia pelo menos 20 interessados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião