Petrobras (PETR4) reinicia processo de venda de refinarias e de ativos logísticos

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (27) o reinício dos processos de venda dos seus ativos da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP). Os ativos logísticos integrados a essas refinarias também serão vendidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Ao todo, a companhia deve vender 8 das suas 13 refinarias, segundo o plano de desinvestimento em refino da Petrobras. Esses ativos juntos possuem a capacidade de refino de cerca de 1,1 milhão de barris de petróleo por dia, representando quase 50% de toda a capacidade de refino do país.

“A venda dessas oito refinarias está sendo conduzida de acordo com o Decreto 9.188/2017 e a Sistemática de Desinvestimentos da Petrobras, por meio de processos competitivos independentes, os quais se encontram em diferentes estágios, conforme amplamente divulgados pela companhia”, diz a nota divulgada em fato relevante pela companhia.

A empresa afirma que os processos de venda dos ativos estão alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética, que busca assegurar a livre concorrência no setor do refino petrolífero no Brasil, e “integram o compromisso firmado pela Petrobras com o CADE em junho de 2019 para a abertura do setor de refino no Brasil”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Segundo a companhia, os contratos de venda e compra da RLAM e das refinarias REMAN, LUBNOR e SIX já foram celebrados e aguardam as aprovações regulatórias correspondentes. O processo de venda da REGAP, contudo, está ainda em fase vinculante.

A Petrobras inclui o processo de desinvestimentos em refino na sua estratégia de gestão de portfólio, que tem como intuito melhorar a alocação do capital da companhia para a maximização de retornos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Leia mais

Conselho da Petrobras aprova Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal

Nesta segunda-feira (27), o Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para assumir a presidência da estatal. A votação terminou com o placar de 7 a 3.

Andrade também teve aval do colegiado para ser novo conselheiro da Petrobras. Resta apenas a ratificação da Assembleia Geral de Acionistas para Andrade ocupar o cargo.

Segundo fontes, votaram a favor de Paes de Andrade os cinco conselheiros da União e dois representantes de acionistas minoritários. Votaram contra dois minoritários e a conselheira que representa os funcionários, Rosangela Buzanelli..

Paes de Andrade será o quinto presidente da Petrobras no governo Jair Bolsonaro, em sucessão novamente marcada pela queda de braço entre o governo e a diretoria da petroleira sobre a alta nos preços dos combustíveis em refinarias da Petrobras, hoje alinhados ao mercado internacional.

O nome do novo CEO da Petrobras foi aprovado na última sexta pelo Comitê de Elegibilidade da estatal. O Comitê deu sinal verde para a indicação de Caio Paes de Andrade à presidência da companhia. A decisão não foi unânime, mas venceu a maioria. Andrade foi escolhido pelo governo para ocupar o posto depois da demissão, em maio, e da renúncia na última segunda (20) de José Mauro Coelho. No mesmo dia, a companhia nomeou Fernando Borges para presidir interinamente a estatal.

O Celeg disse que Andrade reúne os requisitos para comandar a Petrobras. A indicação de Paes de Andrade já tinha sido comunicada à estatal havia quase um mês. Mas o processo administrativo de substituição exige que o comitê dê o aval para a indicação.

Jorge C. Carrasco

Compartilhe sua opinião