Petrobras (PETR4) inaugura novo centro de de IA e analytics

A Petrobras (PETR4) inaugurou na última terça-feira (7) um Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial (IA), em um movimento da companhia estatal no sentido de agregar valor aos negócios e avançar na digitalização das operações.

A companhia pretende utilizar a nova unidade de analytics e inteligência artificial na garantia de que o volume de informações gerado, diariamente, pelas operações da Petrobras seja processado de forma “mais inteligente e segura, contribuindo para a tomada de decisões de forma ágil e assertiva.”

A petrolífera já tem um centro de pesquisas, o Cenpes, a Universidade Petrobras e um Centro de Excelência em Robotização e Digitalização (CERD), que começou a funcionar neste ano. As três unidades voltadas à produção de conhecimento e inovação vão atuar em parceira com o novo centro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Um dos produtos já em desenvolvimento é uma solução para identificar corrosão em suas plataformas e, por meio do processamento de imagens, máquinas, aprendem a identificar pontos de deterioração das embarcações.

Analytics e IA podem revolucionar Petrobras

O presidente do conselho de administração da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da companhia que: “A transformação digital é uma prioridade estratégica para a Petrobras. Com a criação da diretoria de Transformação Digital e Inovação, no ano passado, promovemos mudanças visando tornar a empresa mais eficiente, ainda mais segura nas operações e melhor em geração de valor para os seus acionistas. Neste contexto, analytics e inteligência artificial são extremamente importantes. Nosso principal negócio, a exploração e produção, tem projetos importantíssimos fundamentados nessa ferramenta capaz de revolucionar a indústria do petróleo”.

Além disso, o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone, também salientou que, com a utilização das novas tecnologias, será possível explorar ainda mais “o potencial do uso de dados na Petrobras ao empoderar cada colaborador com as competências e ferramentas necessários à entrega de soluções que gerem cada vez mais valor aos negócios”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião