Pão de Açúcar (PCAR3): ‘Crescimento conforme o esperado, mas seguimos neutros’, diz XP

Em parecer sobre a prévia operacional do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) do terceiro trimestre de 2022, a XP destacou que foram números ‘em linha com as estimativas’, e por isso a casa segue com recomendação neutra para os papéis, com preço-alvo de R$ 25. A cotação atual é de R$ 20,46.

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Os analistas da XP destacam que, na prévia do Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas apresentaram uma aceleração na comparação trimestral, com alta de 9,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

“As vendas totais consolidadas do novo GPA apresentaram crescimento de 9,5%, com o Novo GPA Brasil registrando uma aceleração vs. o segundo trimestre (2T) e crescendo 14% (ex-postos), enquanto o Grupo Éxito continua apresentando um desempenho consistente, com vendas totais crescendo 9% (ou +22% em câmbio constante)”, dizem os analistas.

“No GPA Brasil, o SSS [vendas nas mesmas lojas] acelerou na comparação trimestral, com destaque para o Minuto Pão de Açúcar (formato de proximidade), que continua crescendo em duplo dígito (+22% no comparativo atual), enquanto a empresa destacou alguns avanços em seus pilares estratégicos, como queda de 20% na ruptura de estoques, penetração de produtos frescos crescendo 1,7p.p. e melhor NPS devido ao aumento do número de self-checkouts”, seguem.

Por fim, a cassa destaca que o formato G7 das lojas do Pão de Açúcar proporcionou um aumento de vendas em 5p.p. e de margens em 1,0p.p.

Veja os números da prévia do Pão de Açúcar

As vendas totais do grupo totalizaram R$ 11,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma alta de 9,5% no comparativo com igual período do ano anterior.

Já o faturamento bruto total consolidado das operações continuadas do Grupo Pão de Açúcar teve um crescimento de 13,3% no conceito mesmas lojas no 3T22, frente ao mesmo período do ano passado.

A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos do Grupo Pão de Açúcar foi de R$ 4,3 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma alta de 14,2% no faturamento total e 6,6% no conceito mesmas lojas, na comparação com o 3T21.

As vendas de e-commerce da companhia totalizaram R$ 409 milhões, registrando um crescimento de 8,0% frente ao terceiro trimestre de 2021, não incluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.

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Desse modo, a penetração de vendas online total foi de 11,1% no período. A companhia também concluiu uma fase importante de sua estratégia de expansão.

Nesse caso, foram finalizadas 23 conversões das lojas de Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem.

Além das conversões, a empresa também inaugurou 6 lojas novas do formato Minuto, assim como uma nova loja Pão de Açúcar. Devido a isso, são 33 novas lojas inauguradas em 2022, que está em linha com seu plano de expansão.

O GPA também destacou o contínuo crescimento de duplo dígito no perímetro internacional, registrando um forte crescimento nas vendas mesmas lojas de 20,3%, em relação ao 3T21.

Esse avanço se deu nos 3 países de atuação, explicado sobretudo pelo “aumento do tráfego em lojas e pelo bom desempenho dos formatos inovadores”, diz o texto. Já as vendas omnichannel corresponderam 9,5% das vendas totais do terceiro trimestre de 2022.

Cotação do PCAR3

As ações do Pão de Açúcar, negociadas sob o ticker PCAR3, sobem 2,9% nos últimos 30 dias e caem 1,8% no acumulado do ano.

Isso, considerando que as ações ainda não reagiram à prévia operacional, já que o documento foi divulgado na quinta (20) pelo Pão de Açúcar.

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Eduardo Vargas

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