Opep mantém inalterada previsão de demanda mundial por petróleo em 2020

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve inalteradas suas previsões de demanda mundial pela commodity. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (17) pela organização.

De acordo com o relatório da Opep, a estimativa é de que a demanda mundial por petróleo caia em 9,1 milhões de barris por dia no primeiro semestre de 2020. Para o segundo, a previsão é recuo de 17,3 milhões de barris por dia.

“Após o primeiro trimestre sem precedentes e altamente turbulento, devido ao enorme impacto da covid-19 nos fundamentos da economia global e do mercado de petróleo, a poeira está começando a baixar”, afirmou o relatório.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Segundo a Opep, a commodity Brent e WTI subiram mais de 20% em maio, o que sugere “que os fundamentos da oferta e da demanda estão melhorando gradualmente”.

Opep estende corte na produção de petróleo até o fim de julho

A Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, concordaram, no início deste mês, em estender o corte de 9,7 milhões de barris por dia até o fim do mês de julho.

O acordo entre a Arábia Saudita e Rússia é considerado uma vitória para Opep+, que passaram uma semana em conflitos sobre a resolução do corte da produção de petróleo.

A organização adotou métodos mais rigorosos para garantir que todos os membros cumpram suas promessas. Se um dos países não implementar 100% dos cortes de produção em maio e junho, terá que fazer reduções extras de julho a setembro para compensar.

Veja Também: Petróleo: Opep acredita que o pior da crise da commodity já passou

O Iraque, segundo a organização, renovou seu compromisso com os ajustes na produção de petróleo adotados na primeira reunião em abril deste ano.

Ademais, para secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo o pior da crise do petróleo ” já passou”. Segundo, Barkindo o que aconteceu em abril “foi extraordinário”, mas completou dizendo que os membros da  organização “aceitaram o desafio”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião