NYSE recebe pedido de empresas chinesas para reversão de suspensões

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) recebeu pedidos de grandes empresas do setor de telecomunicações da China para a reversão das suspensões de suas listagens do mercado de ações estadunidense. Algumas das companhias são China Mobile, China Unicom e China Telecom.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

As companhias querem voltar com suas American Depositary Receipts (ADRs) na NYSE após o então presidente Donald Trump suspender as listagens.

Em novembro do ano passado, o ex-mandatário assinou uma ordem que impede os agentes do mercado em investirem em uma lista de companhias chinesas listadas nos Estados Unidos. Tais companhias, segundo ele, apoiam serviços militares, de inteligência e segurança da China.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A lei assinada por Trump, como muitas outras que tomam uma postura mais rígida em relação às companhias chinesas, foi aprovada pelo Congresso por grande vantagem à época.

Congressistas, tanto democratas como republicanos, fazem parte da linha de frente que confronta o regime chinês, o que se tornou mais evidente em 2020 quando Trump passou a culpar a China pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

O pedido de reversão foi formalizado pelas empresas horas depois da posse de Joe Biden como novo presidente norte-americano, na tarde da última quarta-feira (20).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Desde o ano passado, as companhias rebatem Trump dizendo que sempre operaram no regimento das leis e regulamentos, e seguiram as regras de mercado e requisitos regulatórios de seus locais de listagem.

O advogado da Steptoe & Johnson LLP em Hong Kong, Nicholas Turner, disse ao jornal The Wall Street Journal que não está descartada uma nova revisão pela NYSE, passando a autorizar novamente a negociação dos papéis.

Após suspensão da NYSE, investidores desfizeram suas posições às pressas

O fechamento de capital das empresas consideras suspeitas pelo governo norte-americano surpreendeu milhares de investidores das companhias. Alguns deles precisaram encerrar suas posições com prejuízo após a determinação de Trump.

Outros, por outro lado, estão em uma espécie de limbo. Após não conseguirem resgatar o capital antes da suspensão, não estão conseguindo converter as ADRs em papéis listados em Hong Kong, onde as empresas são efetivamente listadas.

Hoje, a lista conta com 44 empresas em segmentos como aviação, energia, tecnologia e transporte. O Tesouro estadunidense também chegou a informar que adicionaria à lista subsidiárias vinculadas a tais companhias.

Na época da suspensão, a NYSE informou que as empresas poderiam solicitar uma revisão ao comitê do conselho de administração da Bolsa, a qual solicitaria à Securities and Exchange Comission (SEC) a permissão para retirada de grupos da lista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião