Prefeituras de MG pedem que moradores deixem as casas por ‘alto risco’ de rompimento de barragem

As prefeituras de Minas Gerais (MG) estão alertando moradores da região para o “alto risco de rompimento” da Barragem do Carioca, no rio São João, dadas as chuvas intensas no Estado mineiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

As autoridades em Pará de Minas (MG), Pitangui (MG), Onça de Pitangui (MG), São João de Cima (MG), Casquilho de Baixo (MG), Casquilho de Cima (MG) e Conceição do Pará (MG) orientam os moradores a deixarem imediatamente suas casas.

Em vídeo que circula nas redes sociais, Maurício Azevedo, que faz parte da assessoria de imprensa da Prefeitura de Pará de Minas, ressalta o alerta para os moradores.

“É imprescindível que os moradores do entorno da barragem de carioca deixem suas casas imediatamente, pois existe o risco iminente de a barragem romper”, disse Maurício.

Ainda na noite de domingo (9), foi emitido um alerta para que todos os moradores que se encontram abaixo da barragem – que pertence à empresa Santanense – redobrem a atenção e deixem as instalações do local.

Em outro vídeo, oficiais com o uniforme da Defesa Civil apontam que há “99% [de chance] de que a barragem pode romper”. “Se ela romper, vai [subir] na faixa mínima de 60 m de altura […]. Aqui, estamos na linha de fogo.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ao jornal Estado de Minas, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, disse: “Já verificamos e várias partes aqui da parte debaixo já inundou tudo. Isso é um alerta, não é fake news.”

“Pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão aqui do São João e do Paciência para que desocupem suas casas. Vão para lugares mais altos em casas de parentes ou pessoas que possam te ajudar.”

CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) interromperam atividades em MG

Por conta das chuvas, a CSN Mineração (CMIN3) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) anunciaram nesta segunda (10) a interrupção temporária das atividades na mina Casa de Pedra, próximo ao município de Congonhas (MG).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Em comunicado ao mercado divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a CSN informou que a expectativa é de retomar as atividades ainda “nos próximos dias”.

“Ainda em razão das chuvas, [a CSN Mineração] informa também que a operação portuária de carregamento de minério no Terminal de Carvão (Tecar) no porto de Itaguaí (RJ) também está suspensa em virtude do alto grau de umidade verificado no local”, comunicou.

No somatório total, são 138 cidades de MG em situação de emergência. Ao menos seis pessoas morreram por causa das inundações desde o início do período chuvoso no estado, que se iniciou em outubro de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião