Usiminas (USIM5) paralisa operações de controlada por fortes chuvas em MG

A Usiminas (USIM5) paralisou temporariamente as operações de sua controlada Mineração Usiminas (Musa), na região de Itatiaiuçu. Em comunicado desta segunda-feira (10), a empresa justifica que as chuvas estão em níveis “expressivamente superiores à média histórica” e diz que não há prazo definido para retomada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Na nota, a Usiminas também informa que acionou o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central da Musa, desativada desde 2014.

O Nível 1 do plano de emergência significa um estado inicial de alerta e não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem. Além disso, não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes.

Em relação a produção da Usiminas, a empresa informa que “a paralisação da Musa não deverá afetar o fornecimento de matéria prima para a Usiminas, e que serão utilizados estoques da própria controlada para o fornecimento”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As atividades da Mineração Usiminas serão retomadas “quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral”, diz fato relevante.

Vale também paralisa operações em Minas

A Vale (VALE3) paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a produção dos sistemas sudeste e sul também devido ao nível elevado de chuvas em Minas Gerais.

De acordo com o fato relevante da mineradora, divulgado nesta segunda-feira (10), a Vale considera o impacto sazonal do período chuvoso em todas as operações em seu plano de produção e, portanto, a mineradora reitera seu guidance de produção de 320 a 335 mil toneladas de minério de ferro para 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

No sistema sudeste, a EFVM foi paralisada no trecho Rio Piracicaba – João Monlevade impedindo o escoamento do material em Brucutu e no Complexo de Mariana, que estão com a produção suspensa. O trecho Desembargador Drummond – Nova Era também está paralisado, mas em fase de liberação e não afetou a produção do Complexo de Itabira.

Já no sistema sul, em função da interdição de trechos das rodovias BR-040 e MG-030, da segurança de circulação de empregados da Vale e da infraestrutura da frente de lavra das minas, a produção de todos os complexos está temporariamente paralisada.

A mineradora informou ainda que o sistema norte segue operando.

Última cotação da Usiminas

Após o pregão da última sexta-feira (10), a cotação da Usiminas fechou em alta de 4,78%, valendo R$ 14,68.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião