Barragem de rejeitos de minério da Vallourec transborda em Minas Gerais

Uma barragem de rejeitos de minério de ferro da Vallourec, conglomerado francês de siderurgia, transbordou na manhã deste sábado (08) na cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A Defesa Civil do município de Nova Lima informou que o incidente foi causado por um problema no sistema de drenagem da barragem da Vallourec. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relatos de feridos ou de vítimas fatais.

Imagens feitas por moradores que circulam nas redes sociais mostram que a lama de rejeitos chegou à pista da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, o que tem dificultado o trânsito nos dois sentidos.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo a Vallourec, o transbordamento de lama aconteceu na mina do Pau Branco, causado por material sólido da pilha Cachoeirinha, que foi carreado para o Dique Lisa, em função das chuvas excessivas. A empresa ainda explica que esse carreamento de material sólido causou o transbordamento do dique, que fica próximo à BR 040.

“O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura”, informou a companhia em nota.

A Prefeitura de Nova Lima informou ao Valor Econômico que apura o grau do impacto causado pelo transbordamento da lama e informou ainda que vai autuar a Vallourec por crime ambiental.

Segundo o Estadão, desde o começo da década de 1980, a Vallourec desenvolve atividades de extração de minério de ferro na Mina Pau Branco. A empresa disse estar trabalhando em conjunto com autoridades para minimizar os transtornos na região.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Veja imagens da barragem da Vallourec

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião