Mesquita, do Itaú (ITUB4), vê inflação de 6,9% em 2021 com cenário “problemático”

O Itaú Unibanco (ITUB4) projeta uma inflação de 6,9% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021. O prognóstico para 2022 é de 3,9%, podendo ultrapassar os 9% em uma janela de 12 meses, segundo o economista-chefe do banco, Mario Mesquita, que considerada a situação “problemática”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Até achamos que o índice cai no fim do ano, mas para quase 7%, ainda um patamar bastante elevado e bem superior à meta perseguida pelo Banco Central“, disse Mesquita, que participou na manhã desta terça-feira (24) de entrevista coletiva de apresentação do 3º relatório de Análise de Comportamento de Consumo, referente ao segundo trimestre do ano.

O economista reforçou que a política monetária de elevação de juros tem o objetivo de ancorar as expectativas para o IPCA do ano que vem e evitar que a inflação alta do curto prazo se propague para o futuro. O Itaú projeta a taxa Selic a 7,5% no fim de 2021.

Mario Mesquita também disse que o risco de racionamento de energia elétrica é “uma preocupação permanente para a atividade econômica do Brasil, enquanto a variante delta da Covid-19 parece ser um risco menor. ”

A inflação está problemática, com gargalos na produção de automotivos e de eletroeletrônicos, “e isso também é afetado pela questão da energia” afirmou Mesquita, na coletiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para o economista, a variante delta da covid-19 ainda não prejudicou a atividade econômica no País de forma significativa, apesar de uma piora localizada dos números no Rio de Janeiro.

Um olho na inflação, outro no emprego

“Se olhar para a atividade econômica, fica claro que já superamos o patamar pré-pandemia”, disse Mesquita, com base em dados do Indicador Diário de Atividade Econômica (Idat) do Itaú. O banco projeta crescimento de 5,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e de 1,5% em 2022.

O economista-chefe do Itaú Unibanco afirmou ainda que o emprego formal no País está em trajetória de recuperação, com base em dados do Idat do banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“O quadro é que o emprego formal voltou. O desemprego é do setor informal, e isso sugere que o Brasil vai sair dessa pandemia mais desigual que entrou, com recuperação mais forte nos setores mais formais e modernos e mais fraca nos outros”, disse Mesquita.

Focus, do BC, elevou inflação pela 20ª semana consecutiva

No Boletim Focus (documento do Banco Central) mais recente, a autoridade monetária projetou 7,11% de inflação para o ano de 2021, na vigésima alta consecutiva.

A projeção dos economistas para a inflação já está acima do centro da meta de 2021, de 3,75%, com a margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%).

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião