Além de O Lobo de Wall Street, veja 5 filmes sobre o mercado financeiro

Atualmente existem muitas formas de se aprender algo novo, sendo que uma das maneiras mais divertidas de estudar, certamente é através de filmes e séries, já que é algo mais descontraído. Muitas pessoas buscam saber mais sobre o mercado financeiro através de obras cinematográficas bastante conhecidas, como  “O Lobo de Wall Street“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O Lobo de Wall Street e A Grande Aposta são filmes famosos que tratam sobre o mercado financeiro e economia, e por isso é comum encontrar investidores que já tenham assistido.

No entanto, hoje em dia, com as diversas plataformas de streaming, assistir filmes ficou cada vez mais simples, mas por outro lado, as vezes existem tantas obras que abordam temas como economia e mercado financeiro, que pode ser um pouco difícil escolher qual assistir.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Buscando ajudar os investidores cinéfilos, o SUNO notícias preparou uma lista com cinco filmes sobre o mercado financeiro. Confira:

1- A Grande Aposta

Começamos a lista com um filme que ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado. Com o título original “The Big Shot“, o filme estreou em 2016 e tem duração de 1h30.

A obra estrelada por Brad Pitt e outros atores renomados, aborda a crise de 2008, que aconteceu devido a bolha imobiliária nos Estados Unidos.

Em geral, o filme mostra três jovens que, por estarem atentos ao mercado e não simplesmente confiar no que a maioria estava dizendo, puderam apostar contra os bancos e investir dinheiro acreditando que o sistema imobiliário no País estava rachando.

2- The China Hustle

Em segundo lugar na nossa lista vem o documentário The China Hustle, que estreou em 2017, e no mesmo ano foi escolhido para o Festival Internacional de Cinema de Toronto.

A obra aborda ao longo de 1h24 o capitalismo em geral. A trama envolve analistas de investimento, empresas fraudulentas e Bolsas de Valores.

O enredo discorre sobre como empresas chinesas fraudulentas, que usavam companhias americanas como ‘máscara’ e apresentavam falsos resultados, conseguiram concluir o processo de IPO (abertura de capital) nas Bolsas de Valores dos EUA e com isso roubaram dinheiro dos investidores.

3- The Wizard of Lies

Seguindo a lista temos um filme dirigido por Barry Levinson, estrelando Robert De Niro e Michelle Pfeiffer.

The Wizard of Lies aborda a história de Bernard Madoff, um dos criadores da Nasdaq, e também responsável pelo Esquema Ponzi, um esquema de pirâmide.

Assim como toda pirâmide financeira, uma hora o esquema Ponzi iria desmoronar, só que isso aconteceu em  2008, enquanto os Estados Unidos estava vivendo uma das suas maiores crises, envolvendo o mercado imobiliário.

A história toda é contada em 2 horas e 13 minutos, sendo assim esse seria um bom plano para o final de semana.

4- Grande Demais Para Quebrar

Em quarto lugar na nossa lista de filmes, está a Obra dirigida por Curtis Hanson:Grande Demais Para Quebrar“. O longa-metragem foi ao ar pela primeira vez em 2011, e tem 1 hora e 38 minutos de duração.

A obra aborda a crise de 2008, mas de um ângulo diferente: da visão dos grandes empresários.

A trama conta algumas medidas adotadas pelo governo norte-americano para evitar o crash do sistema financeiro. Além disso, fala sobre como o banco Lehman Brothers chegou à ruína e, consequentemente, abalou a confiança dos investidores.

5- Margin Call – O Dia Antes do Fim

Apesar de se passar durante a crise financeira de 2008, o filme não explica muito sobre o evento.

Dirigido e escrito por J.C Chandor, a obra tem um foco maior em um grande banco de investimento que está prestes a quebrar. Pelas similaridades, é possível dizer que esse banco é o Lehman Brothers, no entanto, o nome não é citado.

A trama se desenrola quando um funcionário do banco descobre que a instituição está a beira da falência e que os riscos que tomaram são bem mais elevados do que deveriam.

Extra- O Lobo de Wall Street

Talvez um dos filmes mais famosos sobre o mercado financeiro, o Lobo de Wall Street foi lançado em 2013 e conta com um elenco talentoso que inclui o ator Leonardo DiCaprio interpretando Jordan Belfort, um corretor de Bolsa de Valores um tanto quanto ambicioso.

Dirigida por Martin Scorsese, Rob Reiner, Terence Winter, a obra gira em torno de Belfort, que sonhava em ficar rico e assim foi trabalhar em uma corretora em Wall Street, no entanto logo que o corretor começa a trabalhar, as Bolsas de Valores de diversos países ao redor do mundo param de funcionar, episódio que ficou conhecido como Black Monday.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Frente a esse cenário, o moço arruma um emprego para vender papéis que estão fora de Bolsas de Valores e assim funda a lucrativa empresa a Stratton Oakmont.

O Lobo de Wall Street é um filme de três horas de duração que está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião