Powell: restaurar estabilidade exige ‘medidas impopulares’

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse nesta terça-feira (10) às 11h (horário de Brasília) que ‘restaurar a estabilidade de preços quando a inflação está alta pode exigir medidas que não são populares’. A fala do representante da autoridade monetária americana era um dos momentos mais aguardados pelos mercados internacionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em Estocolmo, na Suécia, Powell também citou que a “estabilidade de preços é o pilar de uma economia saudável” e que o Fed deve manter sua política monetária “de forma independente”.

“Creio que os benefícios da política monetária independente no panorama atual dos EUA são bem compreendidos e amplamente aceitos”, disse.

“No Fed, tratamos esse tema [independência] como uma responsabilidade ativa, não passiva. E nas últimas décadas ampliamos consistentemente os esforços para fornecer transparência significativa sobre a base e as consequências das decisões que tomamos a serviço do governo americano. público. Estamos fortemente focados em cumprir nosso mandato estatutário e em fornecer transparência útil e apropriada.

Além disso, Powell destacou que a concessão de independência às agências reguladoras devem ser “extremamente raras, explícitas, estritamente circunscritas e limitadas às questões que claramente garantem proteção contra considerações políticas de curto prazo”.

Em troca dessa autonomia, Powell disse que o Fed “deveria ‘manter-se fiel ao seu trabalho’ e não se desviar” para abordar questões políticas que não estão diretamente ligadas ao seu mandato de manter a inflação baixa e um forte mercado de trabalho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Fed não irá atuar contra mudança climática, diz Powell

O Presidente do Fed também fez uma menção à política climática, uma pauta cada vez mais em voga nos Estados Unidos, e destacou que esses temas ficam de fora da alçada da autoridade monetária.

“Sem uma legislação explícita do congresso, seria inapropriado para nós usar as nossas ferramentas de supervisão da economia e de polítca monetária para deixar a economia mais ‘ambiental’ ou para alcançar alguma meta que versa sobre mudanças climáticas”, disse Powell no Sveriges Riksbank International Symposium, evento de Bancos Centrais Independentes.

Em ocasiões anteriores, algumas alas do partido democrata dos EUA fez pressões para que a autoridade monetária fosse mais ativa nesses temas.

Assim, essa possibilidade de atuação, além de não avançado na esfera regulatória, foi prontamente negada por Powell.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião