Índices futuros de NY operam em baixa, assim como as bolsas europeias

Os índices futuros de Nova York operam no vermelho na manhã desta quinta-feira (21), a exemplo das bolsas europeias. As bolsas asiáticas, de forma similar, fecharam em baixa, próximas da estabilidade.

Por volta das 7h30, os índices norte-americanos operavam de forma positiva após fecharem a última quarta-feira (20) em alta. Dow Jones apresentava uma alta de 0,58%, a 24.381 pontos. O S&P 500 futuro caía cerca de 0,59%. Por sua vez, a Nasdaq operava com uma baixa de 0,55%, a 9.433,75 pontos.

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou na última terça-feira (19) que a autoridade monetária está preparada “para adotar mais medidas se forem necessárias” no combate à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

Powell também destacou que o BC estadunidense enfrenta diretamente os problemas de liquidez no mercado financeiro. Por outro lado, afirmou que as dificuldades de fluxo de recursos pela economia podem resultar na insolvência de empresas. “São muito negativas para a economia altos desemprego e nível de insolvência”, avaliou o chairman.

Além disso, na última quarta-feira, o presidente norte-americano Donald Trump usou sua conta no Twitter para acusar, mais uma vez, a China pela pandemia, em mais uma escalada nas tensões entre as duas maiores potências do planeta.

Segundo Trump, “o massacre em todo o mundo” foi culpa da “incompetência” chinesa. O mandatário salientou em sua publicação que “alguns malucos na China acabaram de divulgar uma declaração culpando todo mundo, exceto a China, pelo vírus, que já matou centenas de milhares de pessoas”.

Na Europa, por volta das 7h35, os índices também operam em baixa nesta quinta-feira. O FTSE 100, no Reino Unido, operava com um recuo de 0,92%, e o CAC 40, na França, caía 0,98%. O FTSE MIB, bolsa italiana, apresentava um desvalorização de 0,44%.

Já o DAX 30, na Alemanha, país da maior economia da Europa, apresentava uma queda de 1,27%. O Euro Stoxx 50, maior índice acionário da zona do euro, retraía 0,92%.

As bolsas asiáticas, de forma levemente distinta, fecharam as negociações em alta. Na China, o principal índice das ações das bolsas, o SSE Composite, de Xangai, terminou o pregão com uma leve queda de 0,55%, a 2.867,92 pontos.

Confira: Coronavírus trará queda vertiginosa para o comércio global, diz OMC

A bolsa do Japão, Nikkei 225 encerrou o pregão com uma baixa de 0,21%. A bolsa de Hong Kong registrou -0,49% . Já KOSPI, da bolsa da Coreia do Sul, encerrou as negociações com uma alta de 0,44%.

O petróleo WTI subia 2%, sendo negociado a US$ 34,17 o barril. Por sua vez, o petróleo Brent avançava 1,96%, a US$ 36,45 o barril. Os preços da commodity operam em alta devido à expectativa de recuperação da demanda.

A apreensão pelo avanço da pandemia que impacta o planeta mantém os investidores atentos, que procuram investimentos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. Neste ano, a moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião