De olho em Copom e Fed, Ibovespa recua; SulAmérica (SULA11) lidera com expectativa por alta da Selic

O Ibovespa opera em queda na tarde desta terça-feira (15), em meio a dados econômicos norte-americanos antes das decisões de política monetária. Na próxima quarta-feira (16), o Federal Reserve (Fed) e o Comitê de Política Monetária (Copom) darão os próximos passos da economia de Estados Unidos e Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 13h55, o Ibovespa caía 0,23%, para 129.903 pontos. Do outro lado, o dólar subia 0,46%, para R$ 5,093 na venda.

O destaque positivo do pregão fica por conta da SulAmérica, demonstrando que as seguradoras são algumas das beneficiadas com o aumento da taxa básica de juros da economia (Selic). Uma das fontes de receita das empresas do setor são aplicações feitas no mercado financeiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A maior parte destes investimentos são em renda fixa com rendimentos atrelados à Selic, fazendo com que uma alta na taxa eleve a rentabilidade sobre o capital investido. No mesmo setor, a BB Seguridade (BBSE3) e Porto Seguro (PSSA3) operam com movimentos tímidos.

Outro setor que tende a se beneficiar a alta na taxa de juros é o bancário. Com isso, os bancos tendem a praticar uma taxa maior na concessão de crédito — core business das intituições –, mas o reajuste nos custos é mais lento. Nesse sentido, a principal ação do dia é o BTG Pactual.

Vale ressaltar que ontem o banco de investimento fechou a compra de uma participação minoritária na Perfin, gestora de recursos com mais de R$ 20 bilhões sob gestão.

A principal queda é a Eletrobras. A publicação da Medida Provisória (MP) da privatização da empresa, que está prestes a acontecer, deve ocorrer em meio a um processo de racionamento de energia, que está sendo estudado pelo governo. A empresa é uma das maiores geradoras de energia elétrica do País.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Sanepar (SAPR11) informou, na última segunda, que a cobrança de esgoto e contas de água para clientes cadastrados na Tarifa Social será prorrogada por mais 90 dias a partir do dia 18 de junho. A empresa disse que a decisão tem por objetivo reduzir os impactos causados pela pandemia à população.

Segundo a companhia, não se trata de um abatimento de contas ou isenção. Segundo a Guide Investimentos, o adiamento na cobrança pode causar certa pressão no caixa da empresa no curto prazo, mas o impacto é neutro por ser uma medida restrita e destinada a clientes com menor renda.

Do lado negativo, os destaques do pregão são:

Última cotação

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 0,59%, para 130.207,96 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião