Ibovespa abre em queda de olho na situação política de Trump nos EUA

O Ibovespa iniciou a terça-feira (12) em queda. As novas informações sobre a situação de impeachment de Donald Trump nos EUA influenciam o pregão desta terça.

Por volta das 10h50, o Ibovespa variava negativamente -0,87 , chegando a 107.429,82 pontos. O mercado pode estar reagindo também ao anúncio da China sobre as políticas macroeconômicas do país.

Além disso, os investidores estão atentos à divulgação do PIB britânico.

Trump e impeachment

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve tentar a reeleição em 2020, está envolvido em um escândalo que pode lhe render um impeachment. Nesta semana o caso deve ter uma grande repercussão já que Trump afirmou que iria divulgar a transcrição do “primeiro, e portanto mais importante, telefonema que eu tive com o presidente da Ucrânia”.

Veja também: Dólar inicia em alta de olho nas tarifas dos Estados Unidos sobre a UE

Na última segunda-feira (11), o presidente norte-americano criticou a oposição democrata por ter lançado um processo de impeachment contra ele na Câmara dos Representantes. Os oposicionistas dizem que o mandatário dos EUA exerceu uma certa pressão sobre o líder ucraniano, Volodymyr Zelenski, para investigar um rival político, o ex-vice-presidente Joe Biden, em troca de ajuda financeira ao país europeu.

China

A China anunciou que irá manter políticas macroeconômicas para atingir suas metas do ano. A afirmação foi feita nesta terça-feira (12) pelo premiê Li Keqiang.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

A China também irá quebrar barreiras relacionadas ao investimento para melhorar o ambiente de negócios. De acordo com Li, o governo melhorar o uso de títulos especiais de governos locais e irá fortalecer o apoio a economia real.

Bolsonaro e seu novo partido

O presidente Jair Bolsonaro pode anunciar nesta terça-feira (12) a criação de um novo partido, denominado Aliança pelo Brasil. O partido deve ficar sem legenda até uma nova sigla ser criada. Entretanto, 500 mil assinaturas precisam ser coletadas, em pelo menos nove estados, para que isso aconteça. Dessa forma, o presidente brasileiro busca ficar longe dos casos de irregularidades das candidaturas laranjas do PSL, partido em que se elegeu.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (12), o Ibovespa encerrou o pregão com uma variação positiva de 0,69% a 108.367,44 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião