Balanços da semana

Ibovespa cai com noticiário político e variante da Covid-19 no Brasil

Após abrir o pregão de forma estável, o Ibovespa engatou uma queda opera no vermelho na tarde desta terça-feira (6). O maior índice acionário doméstico é influenciado pelo cenário político, movimentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), e variante da Covid-19 no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 14h07, o Ibovespa recuava 1,39%, para 125.159 pontos. O dólar, por outro lado, tem mostrado sua força nos últimos dias. A divisa norte-americana avança 2% frente ao real, cotada a R$ 5,20. Desde a mínima do ano, em 24 de junho, a alta é de quase 6%.

Os investidores também avaliam a ideia do governo em privatizar os Correios por completo, além do cenário no exterior, com a disparada do petróleo.

Os temas que movimentam o Ibovespa hoje

  • Petrobras fecha aquisição sísmica; instabilidade no petróleo;
  • Governo quer se desfazer dos Correios;
  • Cenário político da pandemia.

Petrobras faz aquisição sísmica com nova tecnologia

A Petrobras fechou sua primeira aquisição sísmica com a tecnologia Ocean Bottom Nodes (OBN) e novos levantamentos multifísica (magnetométricos e gravimétricos).

A compra se refere ao projeto 3D Nodes do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, onde estão localizados os campos de Jubarte, Cachalote, Pirambu, Baleia Anã, Caxaréu e Mangangá, com a estatal sendo operadora única.

Para a Guide Investimentos, a movimentação da estatal é positiva, uma vez que “mostra sua preocupação com a otimização de suas operações, por meio de investimento em tecnologia que melhorará a gestão dos campos”.

As ações da empresa também são impactadas pelo momento conturbado no mercado de petróleo. A commodity atingiu sua máxima desde 2014 após impasses na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, quanto ao volume de oferta para os próximos meses.

A petroleira PetroRio também sofre com as incertezas do setor e lidera as baixas do índice Bovespa.

Governo quer vender 100% dos Correios

O governo federal pretende vender 100% do capital dos Correios. A privatização da empresa está na pauta do Ministério da Economia e deve ser realizada por meio de um leilão tradicional, segundo o jornal O Globo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou a votação do projeto para a próxima semana, antes do início do recesso parlamentar. No cronograma da privatização dos Correios, o governo prevê que o leilão ocorra em março do ano que vem.

O lucro líquido da estatal em 2020 foi de R$ 1,5 bilhão, mas 60% desse montante veio de efeitos não recorrentes. A receita total caiu 6% de 2019 para 2020, enquanto o e-commerce avançava no Brasil em meio à pandemia.

Cenário político na pandemia

O mercado também é balançado pelos bastidores de Brasília. Nesta terça, a CPI da Covid-19 ouve o depoimento da servidora Regina Célia Silva Oliveira, fiscal de contratos no Ministério da Saúde. Ela autorizou a compra da vacina indiana Coxavin.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ela foi citada na CPI no dia 25 de junho, pelo chefe da divisão de importação no Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda.

No âmbito da pandemia, também chama atenção a disseminação da variante Delta no Brasil. Ontem, a prefeitura de São Paulo confirmou a detecção do primeiro caso de contaminação pela variante, originalmente descoberta na Índia. É o 12º caso da cepa confirmado no Brasil.

Maiores altas do Ibovespa

Por volta das 14h, apenas três empresas tinham alta no Ibovespa. São elas:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Ibovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma queda de 0,55%, para 127.621,65 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião