Ibovespa inicia a semana em queda de olho na guerra comercial e Boletim Focus

O Ibovespa abriu a semana, nesta segunda-feira (11), em queda. Informações sobre a guerra comercial impactam o pregão desta segunda.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava negativamente 0,47%, chegando a 107.126,48 pontos. O mercado está está reagindo de forma mista às previsões do Boletim Focus.

Além disso, os investidores estão atentos à divulgação do PIB britânico.

Guerra comercial

No último sábado (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações para a guerra comercial estão seguindo “muito bem”.

Todavia, afirmou que os norte-americanos apenas fechariam um negócio com a China se fosse certo para eles. “Eu gostaria de fazer um acordo, mas tem que ser o acordo certo”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“As negociações comerciais com a China estão indo muito bem eu acho, muito bem, e se fizermos o acordo que queremos, será um grande acordo, e se não for um grande acordo, não o farei”, disse o presidente.

Trump afirmou que houve relatos errôneos sobre a intenção dos norte-americanos de suspender tarifas. Segundo eles, essas tarifas serão responsáveis por dezenas de bilhões de dólares para os Estados Unidos e, em breve, “literalmente centenas de bilhões de dólares”.

Durante uma entrevista à imprensa, na última sexta-feira (8), o presidente estadunidense já havia dito que não concordou com a suspensão das tarifas.

No Estados Unidos, nesta segunda é o feriado do Dia dos Veteranos. Embora com a liquidez menor, os mercados acionários permanecem abertos. Essa será a última semana dos resultados corporativos do trimestre.

Boletim Focus

Os especialistas das principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que fazem parte da elaboração do Boletim Focus, alteraram a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. A inflação deverá ser de 3,31%, frente a 3,29% divulgado na semana passada.

Confira: Brasil tem um problema grave de educação financeira, diz Campos Neto

Sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o Boletim Focus desta segunda-feira mantém a previsão de crescimento da economia de 0,92% ao final deste ano, assim como na semana passada. Quatro semanas atrás, a previsão era um pouco menor, de 0,87%.

Além disso, os analistas permaneceram com a indicação de que a Selic pode cair para 4,50% neste ano. Atualmente, a taxa básica de juros do Brasil está em 5%. Para o ano que vem, os analistas não mudaram, pela segunda semana seguida, a previsão da taxa em relação a última semana, de 4,50% ao ano.

PIB do Reino Unido

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior. As informações foram divulgados nesta segunda pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país (ONS, na sigla em inglês).

Saiba Mais: PIB britânico registra crescimento mais lento desde 2010 no 3T19

Mesmo com o avanço do PIB em relação ao segundo trimestre, especialistas esperavam uma alta de 0,4%, número 0,1% maior do que o alcançado. Entretanto, a alta salvou a economia britânica de uma possível recessão, já que no segundo trimestre o PIB havia diminuído 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (8), o Ibovespa encerrou o pregão com uma queda de 1,78% a 107.628,977 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião