Ibovespa amplia topo histórico em 8º pregão consecutivo de alta; Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) lideram

Ampliando sua máxima histórica, o Ibovespa opera em alta na tarde desta segunda-feira (7) e caminha para mais um dia positivo. Esse é o oitavo pregão consecutivo de alta do maior índice acionário da Bolsa brasileira, colocando em pauta o otimismo dos investidores frente à recuperação econômica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 13h54, o Ibovespa subia 0,51%, para 130.792 pontos. O destaque positivo fica por conta da Azul que lidera as altas do pregão, com um avanço de quase 7%. O movimento ocorre em resposta à mudança de mão do Bradesco BBI, elevando a recomendação de neutra para outperform (desempenho acima da média), com preço-alvo de R$ 75 para o fim do ano que vem.

O upside de 68% frente ao preço de fechamento da última sexta-feira (4) se justifica, segundo os analistas, pela possibilidade “muito provável” de fusão com a operação da Latam no Brasil, o que pode mudar a história da área em até 90 dias.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O cenário é movimentado no setor de companhias aéreas como um todo, com a Gol a dias de incorporar a Smiles, o que representará a saída desta da Bolsa.

Na próxima quarta-feira (9), os atuais investidores da Smiles receberão 22,4 milhões de ações preferenciais, 25,7 milhões de preferenciais classe B e 33,1 milhões de preferenciais classe C. Todos as ações serão emitidas pela Gol, perfazendo um aumento de capital de R$ 606,8 milhões.

“A reincorporação dos programas de fidelidade pelas companhias aéreas tem sido uma tendência mundial”, lembra a Guide Investimentos, “dado o cenário mais competitivo do setor e uma maior geração de caixa dos programas de fidelidade quando comparado ao das cias aéreas”.

Para a corretora, o impacto nas ações da Gol, que operam em forte alta neste pregão, é positivo, pois era um antigo desejo da companhia.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As empresas ligadas ao minério de ferro, por outro lado, são os contrapontos do dia. As ações de Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) caem quase 2% em média com a queda dos preços do minério de ferro e sinalização de uma menor demanda chinesa.

A potência asiática, maior consumidora da commodity em todo o mundo, importou 89,79 milhões de toneladas de minério em maio, enquanto abril tinha registrado a compra de 98,57 milhões e março, 102,11 milhões.

As exportações de aço da China caíram 33,9% em meio frente a abril, para 5,27 milhões de toneladas. Nesta madrugada, o minério de ferro fechou em baixa de 4,4% na Bolsa de Dalian, a 1.118 iuanes.

Do lado negativo, os destaques do pregão são:

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 0,40%, 130.125,78 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião