Ibovespa fecha no negativo, aos 117 mil pontos, em dia de forte alta da Vale (VALE3); Gol (GOLL4) e bancões desabam

O Ibovespa fechou em queda de 0,61% na sessão de hoje (11) na Bolsa de Valores brasileira (B3), aos 117.219,95 pontos, enquanto os investidores repercutem o resultado da nova inflação de junho, medida pelo IPCA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A valorização moderada dos índices de ações do exterior e das commodities em dia de agenda esvaziada no exterior é insuficiente para estimular alta do Ibovespa. Além disso, a deflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho menos intensa do que a prevista gera alguma cautela.

De todo modo, o resultado do IPCA mantém a ideia de desinflação e de início de queda da Selic em agosto. “A deflação do IPCA é algo positivo, reforça a ideia de queda da Selic, mas não necessariamente de meio ponto em agosto, já que mostrou uma queda menor do que a esperada. Nesse ponto, justifica parte da queda do Ibovespa, mas também é bom lembrar que há espaço para realização, após ir para uma região mais consolidada, dos 120 mil pontos”, avalia Paulo Ricardo dos Santos, especialista da Blue3 Investimentos.

O recuo é puxado especialmente por ações de grandes bancos, que tendem a reagir negativamente em meio a expectativas de queda da Selic, em dia de alta dos juros futuros. “Só vejo uma razão que é em função de queda de juros em agosto e próximas reuniões”, avalia Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença. O Banco do Brasil (BBAS3) cai 2%, o Itaú (ITUB4) recua 2,34%, o Bradesco (BBDC4) cede 0,49% e o Santander (SANB11) tem queda de 1,31%.

Além do setor financeiro, destaque para a desvalorização dos papéis da Petrobras, apesar da alta do petróleo no exterior. A estatal solicitou acesso ao virtual data room da Braskem, iniciando assim o processo de due diligence para eventual exercício de tag along ou de direito de preferência na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor na companhia. “Petrobras cai em função da due diligência da Braskem. Abre espaço de a Petrobras comprar a parte da Novonor”, completa Monteiro.

Na segunda-feira, 10, o principal indicador da B3 fechou com recuo de 0,80%, aos 117.942,44 pontos, em meio à espera de dados de inflação dos Estados Unidos, além de uma agenda esvaziada. Nesta terça-feira, 11, também há poucas divulgações, o que deixa as atenções dos investidores no IPCA de junho, que saiu há pouco.

“Mercado parece que de alguma forma estava com muita sede ao pote há um tempo. A mensagem de cautela que foi colocada pelo Banco Central e que está por trás disso movimento dos mercados, queda do Ibovespa e que alguns chamaram de erro de comunicação, hoje se justifica. É inegável que o processo de desinflação está acontecendo, mas é preciso cautela”, afirma Gino Olivares, economista-chefe da Azimut Brasil Wealth Management.

O IPCA teve deflação de 0,08%, um recuo menos expressivo do que a mediana de queda de 0,10% encontrada na pesquisa do Projeções Broadcast, depois de subir 0,23% em maio. Com isso, acumula 3,16% em 12 meses, menor do que o centro da meta que é de 3,25%, mas acima do teto (4,75%) ao ano.

O investidor fica atento ainda às negociações em torno da reforma tributária. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), disse que há a possibilidade de a reforma tributária ser “fatiada” durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 na Casa.

O Ibovespa hoje (11) segue novamente no caminho contrário ao das Bolsas dos Estados Unidos.

  • Dow Jones: +0,04%;
  • S&P500: +0,23%;
  • Nasdaq: +0,33%.

Apenas 5 ações do Ibovespa operam no campo positivo, em que está incluído a Vale (VALE3).

  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): +1,75%
  • Vale (VALE3): +1,35%
  • CSN (CSNA3): +0,49%
  • Bradespar (BRAP4): +0,41%
  • Gerdau (GGBR4): +0,15%

Por volta das 10h55, as maiores quedas são lideradas por Gol (GOLL4), com -6,05%, e BRF (BRFS3), com -4,05%.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

IPCA registra nova deflação em junho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, registrou deflação de 0,08% no mês de junho, na comparação com maio, conforme informado nesta terça (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de maio, a inflação brasileira foi de +0,23%. Assim, o novo valor ficou 0,31 ponto percentual abaixo disso. Com esse resultado, o IPCA acumulado é positivo em 2,87% em 2023 e de +3,16% nos últimos 12 meses.

O consenso Refinitiv projetava uma deflação mensal de 0,10%, assim como um IPCA acumulado de 3,17% nos últimos 12 meses. O resultado de junho foi principalmente impactado pelos grupos Alimentação e bebidas (-0,66%) e Transportes (-0,41%).

Petrobras (PETR4) inicia análise que pode gerar compra de ações da Braskem (BRKM5)

Na noite desta segunda-feira (10), a Petrobras (PETR4) informou a solicitação de acesso ao virtual data room da Braskem (BRKM5), iniciando assim o processo de due diligence, conforme regras previstas no acordo de acionistas da Braskem, assinado entre Petrobras e Novonor.

A análise servirá para eventual exercício de tag along ou de direito de preferência, caso ocorra a venda das ações detidas pela Novonor na Braskem.

A Petrobras diz que não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou do conselho de administração em relação ao processo de desinvestimento, ou de aumento de participação na Braskem, sendo esta apenas uma etapa necessária referente aos direitos de tag along e de preferência previstos no acordo de acionistas.

Minério de ferro sobe após extensão de medidas de estímulo na China

Os contratos futuros do minério de ferro mais líquidos para setembro tiveram leve alta de 0,1% nesta terça-feira (11) na Bolsa de Dalian, próximo a estabilidade, cotados a US$ 112,12 por tonelada.

Já na bolsa de Cingapura, o contrato futuro de minério de ferro para agosto teve uma valorização de 1,8%, chegando a US$ 105,5 por tonelada métrica.

Esse avanço aconteceu depois que o Banco Central da China divulgou que algumas medidas do pacote de resgate que visa fortalecer o setor imobiliário foram estendidas até o final do próximo ano.

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão de ontem (10) em queda de 0,80%, aos 117.942 pontos.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião