Ibovespa fecha em alta de 2,1%, a 83.027,09 pontos

O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (21) em alta de 2,1%, a 83.027,09 pontos, com os investidores atentos ao resultado de mais uma semana de pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

Pela manhã o Ibovespa também abriu em alta após o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, informar que a autoridade monetária central tem amplo espaço para vender reservas e pode elevar sua atuação no câmbio.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Além disso, confira as principais notícias que movimentaram o mercado nessa quinta-feira:

  • Campos Neto informou que varejo e Focus demonstram forte queda da atividade econômica;
  • Petrobras (PETR4): venda de ativos na Colômbia está em fase não-vinculante;
  • IRB Brasil (IRBR3): Posição acionária da Lazard diminui para 3,78%
  • Bolsas no exterior;
  • Última cotação do Ibovespa.

Varejo e Focus demonstram forte queda da atividade econômica

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou, nesta quinta-feira (21), que dados preliminares do varejo e do Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, apontam para uma forte queda da atividade econômica no País.

Em uma reunião com representantes das instituições dos Comitês de Indústria, Campos Neto lembrou que as primeiras informações sobre dados econômicos das economias emergentes apontam para uma forte recessão, em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O presidente da autoridade monetária central chamou atenção para o fato de que, frente aos problemas externos e do cenário doméstico, o fluxo de capital e moeda para o Brasil foram fortemente impactados.

Saiba mais: Campos Neto: Varejo e Focus demonstram forte queda da atividade econômica

Em sua apresentação, Campos Neto salientou que as informações dispostas da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de que a conjuntura econômica indica a necessidade do estímulo monetário “extraordinariamente elevado”, mas que existem potenciais limitações para o grau de ajuste adicional.

Petrobras: venda de ativos na Colômbia

A petroleira estatal brasileira (PETR3; PETR4) informou nesta quinta-feira que a fase não-vinculante referente à venda de 100% das ações detidas pela Petrobras Internacional Braspetro na Colômbia e outras subsidiárias está em curso.

Nas próximas semanas, de acordo com a Petrobras, o processo deve entrar na fase vinculante. “Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberam memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre os ativos em questão”.

Saiba mais: Petrobras (PETR4): venda de ativos na Colômbia está em fase não-vinculante

Além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes”, informou o documento da petroleira.

Segundo a Petrobras, a operação está alinhada com à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital.

IRB Brasil (IRBR3)

O IRB Brasil RE (IRBR3) informou, na última quarta-feira (20), que recebeu um comunicado da Lazard Asset Management em que dizia que a empresa havia atingido posição acionária de 3,78% no IRB, no dia 14 de maio.

No dia 29 de abril, a Lazard possuía 5,28% de participação no IRB Brasil, com um total de 49.453.154 papéis ordinários. A Lazard possui, agora, 35.380.192 ações ordinárias da resseguradora.

Saiba mais: IRB Brasil (IRBR3): Posição acionária da Lazard diminui para 3,78%

“A Lazard declarou, ainda, que a posição acionária é estritamente de investimento, não objetivando alterar a composição do controle ou da estrutura administrativa do IRB Brasil RE, e que não firmou qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão desta Companhia”, informou o IRB Brasil em seu comunicado.

Bolsas no Exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

Última cotação

Na sessão da última quarta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 0,71%, a 81.319,453 pontos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião