Ibovespa opera estável, com destaque para Eletrobras (ELET3) e Gerdau (GGBR4)

O Ibovespa, após abrir em alta puxado pela Eletrobras (ELET3), acalmou os ânimos e opera estável no início desta tarde, com o mercado atento às quedas dos bancos e desempenho das empresas de siderurgia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 13h08, o Ibovespa avançava 0,31%, para 115.587 pontos. O dia começou com o forte otimismo com a Eletrobras, após o presidente Jair Bolsonaro ter entregue pessoalmente o texto aos presidentes das Casas legislativas na noite da última terça-feira (23).

Também é destaque no pregão de hoje o desempenho das companhias ligadas à siderurgia, que tem surfado a onda dos preços do aço no mercado internacional. A Gerdau (GGBR4) opera em forte alta após ter divulgado o lucro líquido do quarto trimestre, com um crescimento de nove vezes na base anual.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Diferentemente de ontem, quando os índices norte-americanos seguraram o Ibovespa por boa parte do dia até despontar no fim do pregão, as bolsas dos Estados Unidos operam em alta. A fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que os estímulos monetários não serão retirados tão cedo, aliviou os investidores.

Para ele, as pressões inflacionárias que são temidas pelo mercado devem ser temporárias. O possível aumento nos preços poderia fazer com que a autarquia elevasse a taxa de juros antes do previsto, o que diminui o apetite por ativos de risco, como ações.

Por aqui, as atenções também são voltadas à inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) ficou em 0,48% em fevereiro. O resultado veio abaixo das expectativas compiladas pela Bloomberg, de 0,50%, mas não fez com que os contratos de juros futuros deixassem de disparar nesta manhã.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

  • Braskem (BRKM5) dispara 9,11% após ser noticiado que está perto de fechar um acordo com o governo mexicano sobre fornecimento de gás natural.
  • Usiminas (USIM5) avança 7,43%, seguindo a onda da Gerdau. A Ágora recomendou compra dos papéis da empresa, e a Stardard & Poors elevou a nota de crédito.
  • Eletrobras PN (ELET6) avança 5,96%. O BTG Pactual (BPAC11) prevê um upside de até 116% nas ações caso a privatização aconteça.
  • Gerdau (GGBR4) avança 5,29% após resultados acima da expectativa.
  • Lojas Americanas (LAME4) cai 3,12%, corrindo a alta dos últimos dias em razão da fusão com a B2W.
  • Magazine Luiza (MGLU3) cai 2,49%, expressando a cautela dos investidores frente a concorrência no setor de e-commerce.
  • Santander (SANB11) recua 2,28%. Banco lançou corretora digital de seguro auto.

Para Luis Sales, analista da corretora Guide, com a MP da privatização da Eletrobras, o governo quer atacar três frentes: acalmar o mercado após a turbulência desta semana, um avanço na desestatização e também conter o avanço da conta de energia elétrica.

“Na realidade, o que está sendo chamado de privatização é uma capitalização. Sabemos que medida provisória tem efeito limitado, servindo mais para dar início aos estudos do BNDES quanto à modelagem da venda dos ativos”, afirma o analista. “Em todo caso, é uma sinalização positiva”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quanto ao resultado da Gerdau, Sales afirmou que as expectativas, que já eram altas, foram superadas pelo balanço divulgado. “O resultado mostra um cenário já conhecido para o setor. Os fortes volumes de aço e margens positivas trouxeram um ânimo para os papéis.”

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira (23) com uma alta de 2,27%, a 115.227,46 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião