Balanços da semana

Ibovespa cai 1,07% e devolve ganhos de 2021; Inter (BIDI11) tomba 3%

O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (17) em queda de 1,07%, a 117.903,81 pontos, devolvendo ganhos de 2021 em meio a uma cautela generalizada. O índice acionário passou a acumular uma perda de 0,93%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O benchmark brasileiro acompanhou o desempenho negativo dos índices das bolsas mundiais, que cederam diante da disseminação da variante Delta e do impacto geopolítico e apreensão com a tomada da capital afegã pelo Talibã. No cenário doméstico, a aguardada votação da reforma do imposto de renda e o risco fiscal trouxeram uma dose extra de volatilidade ao Ibovespa.

“Impressiona o que ocorre com os níveis de Ibovespa e taxa de juros futuras no Brasil. Mesmo com uma temporada de balanços com lucros acima do período pré-Covid, a Bolsa e o DI precificam o cenário bastante catastrófico à frente,” disse João Beck, economista e sócio da BRA.

O indicador chegou a cair 2,42% no pior momento da sessão, por volta das 14h50, mas amenizou a queda perto do fim das negociações.

Esse foi o segundo dia seguido de recuo no Ibovespa, que está no menor nível desde 4 de maio. Com o desempenho de hoje, o índice passou a registrar perda em 2021, com queda acumulada de 0,93% no ano.

Movimentação do Ibovespa hoje

O dia foi marcado pelo pessimismo no mercado global e local. No exterior, a queda de 1,1% nas vendas no varejo nos Estados Unidos em julho surpreendeu os investidores. Isso ocorreu um dia após a divulgação de que a indústria e o comércio da China desaceleraram no mês passado.

O desempenho dos indicadores internacionais aumentou os temores de que a expansão da variante delta do novo coronavírus atrase a recuperação da economia global. O mercado global só se acalmou após o presidente do Fed (Federal Reserve) afirmar que os efeitos da variante sobre a economia norte-americana ainda não estão claros.

O ambiente externo negativo pressionou os papéis da Embraer (EMBR3) e de empresas do setor aéreo, devido aos temores da variante Delta.

Inter (BIDI11) e Locaweb (LWSA3) recuaram 3,4% e 6,9%, respectivamente, em linha com o setor de tecnologia nos Estados Unidos, conforme cresceram os temores de retirada dos estímulos.

Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e siderúrgicas seguiram os preços do minério de ferro na China e caíram.

Na ponta positiva, os destaques ficaram com Cemig (CMIG3) e Yduqs (YDUQ3), que divulgaram na segunda-feira (16) os resultados do segundo trimestre de 2021.

Ibovespa cai 1,07% e devolve ganhos de 2021; Inter (BIDI11) tomba 3%
Ibovespa hoje. Foto: Reprodução Status Invest

Maiores altas do Ibovespa 

As maiores altas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Maiores baixas do Ibovespa 

As maiores baixas do Ibovespa no dia de hoje foram:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Notícias que movimentaram a bolsa de valores 

  • Não há convergência no Congresso sobre reforma do IR
  • Não está claro se variante Delta terá grande impacto sobre economia
  • Vendas no varejo nos EUA caem 1,1% em julho

Não há convergência no Congresso sobre tamanho e formato da reforma, diz Pacheco

No dia em que a Câmara dos Deputados pretende votar o relatório do deputado Celso Sabino (PSDB-PA) com mudanças no imposto de renda, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), alertou para a falta de convergência dentro do Congresso Nacional em torno do tamanho e do formato ideais para a reforma tributária.

Em evento virtual promovido pelo Santander Brasil (SANB11), Pacheco disse que o Senado vai analisar a proposta vinda da Câmara, mas não abre mão de uma “discussão mais ampla” sobre a cobrança de impostos no País. Segundo o presidente do Senado, essa sinalização foi feita ontem ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O senador também ponderou sobre a dificuldade de se analisar uma reforma econômica dessa natureza em ano pré-eleitoral e colocou-se, de maneira bastante taxativa, contrário a qualquer aumento na carga tributária. Ele ainda pediu o respeito do Poder Judiciário ao que for decidido sobre alterações na cobrança de impostos no Parlamento, evitando novas judicializações do sistema tributário.

Powell: ainda não está claro se variante Delta terá grande impacto sobre economia

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o impacto da variante Delta sobre a economia dos Estados Unidos ainda “não está claro”, mas disse que a pandemia de covid-19 ainda “está conosco” e deve seguir desta forma por “algum tempo”.

O dirigente disse que a crise sanitária ainda lança uma “sombra sobre a produtividade” e os EUA não podem “declarar vitória” neste assunto. Segundo Powell, o país não vai “simplesmente retornar” à economia do período anterior à pandemia de coronavírus.

Powell notou ainda que os empregos e a atividade do setor de serviços no país tem se recuperado mais lentamente. “Esta é uma parte da economia que está longe de se recuperar plenamente”, disse.

Vendas no varejo nos EUA caem 1,1% em julho; economistas preveem desaceleração

As vendas no varejo dos Estados Unidos tiveram queda de 1,1% em julho, na comparação com o junho, somando US$ 617,7 bilhões no período. Os dados ajustados foram divulgados nesta terça-feira (17) pelo Departamento do Comércio do país.

Na comparação anual, as vendas no varejo de julho tiveram crescimento de 13,3%. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal projetavam um recuo muito menor para o comércio do mês, de 0,3%.

Já em junho, a alta mensal de 0,6% informada anteriormente passou por revisão, agora conta como um avanço maior ante maio, de 0,7%.

Desempenho dos principais índices 

Além do Ibovespa, confira o fechamento dos principais índices da bolsa hoje:

  • Ibovespa hoje: -1,07% / 117.903,81
  • IFIX hoje: -0,62% / 2.708,30
  • IBRX hoje: -1,18% / 50.993,30
  • SMLL hoje: -1,67% / 2.719,81
  • IDIV hoje: -0,97% / 6.586,26

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma queda de 1,66%, aos 119.180,03 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião