Ibovespa abre estável, digerindo mudança na Saúde e reunião do Copom

O Ibovespa abriu em leve alta nesta terça-feira (16), repercutindo a mudança no Ministério da Saúde e o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), decidindo sobre a taxa básica de juros da economia (Selic).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 10h16, o Ibovespa subia 0,04%, próximo dos 114.900 pontos. Também segue no radar do mercado a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que deve manter a taxa de juros referencial nos Estados Unidos entre 0% e 0,25%.

Os investidores aguardam novas informações sobre a política monetária norte-americana em meio à alta das Treasuries, títulos do Tesouro estadunidense. O mercado precifica uma guinada na inflação nos próximos meses, o que poderia fazer com que o BC elevasse os juros antes do esperado. Após iniciar o ano em 0,915%, os papéis de 10 anos chegaram à casa de 1,6%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por aqui, as atenções também são voltadas à guinada da inflação. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), chamado inflação do aluguel, tem sua maior variação desde 2003, com oscilação de 29% nos últimos 12 meses.

O indicador é puxado sobretudo por conta da forte valorização das commodities no comércio internacional. O processo é acentuado pela desvalorização do real frente ao dólar, um dos piores desempenhos dentre as moedas emergentes desde o ano passado.

A alta da Selic também pode servir como forma de atenuar a depreciação do real. Uma das formas de política monetária para controlar a variação da moeda, a dita flutuação suja do câmbio, é aumentar a taxa de juros para reter mais dólares dentro do País.

A indefinição da liderança do Ministério da Saúde passou a ser contornada na noite da última segunda-feira (15). O presidente Jair Bolsonaro indicou o cardiologista Marcelo Queiroga para substituir Eduardo Pazuello para o cargo vago na pasta.

Ele é o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro, sendo que todas as mudanças ocorreram em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele sucederá o general Pazuello, que por sua vez ocupou o cargo depois do oncologista Nelson Teich e do ortopedista Henrique Mandetta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Pelo 17º dia seguido, o Brasil bateu seu recorde na média móvel de mortes pela doença em 7 dias, com a marca de 1.855, avanço de 46% em comparação com a média de duas semanas atrás. Cerca de 280 mil pessoas já morreram em função do vírus no País. O Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos neste quesito.

“O dia de cautela se justifica pela divulgação de dados importantes nos Estados Unidos, de varejo e indústria. Em busca de novas informações, os investidores também mantém as Treasuries estáveis”, diz o Roberto Padovani, economista do banco BV. “Na Europa, o movimento é positivo após os dados sentimento econômico na Alemanha virem melhor do que o esperado.”

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h17:

Mercados globais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 0,60%, a 114.850,74 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião