Ibovespa: Copel (CPLE6), Qualicorp (QUAL3) e Santander (SANB11) são maiores quedas

Apesar de o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, ter fechado a semana em leve alta, de 0,41%, algumas empresas destoaram e, inclusive, pesaram em seu desempenho – com destaque para os bancões, que tem participação importante no índice.

Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) foram, respectivamente, a terceira e a quinta maior queda do Ibovespa na semana – os dois formam, juntos, cerca de 6% da carteira.

Além dos bancos, a lista das cinco maiores quedas do Ibovespa na semana é completa pela Copel (CPLE6), em primeiro lugar, pela Qualicorp (QUAL3), em segundo, e pela Suzano (SUZB3), em quarto

Confira quanto cada ação recamou a semana que marcou o fim de março e o começo de abril:

  • Copel: -8,88%
  • Qualicorp: -6,75%
  • Santander Brasil: – 5,84%
  • Suzano: -4,59%
  • Bradesco: – 3,77%

O SUNO Notícias compilou as informações que mais influenciaram nas principais quedas da semana do Ibovespa.

Copel é a maior queda do Ibovespa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicou na terça-feira (30) que pretende implementar um aumento médio de 9,67% nas tarifas cobradas pela Copel Distribuição. Inicialmente, porém, os cálculos eram de que o aumento seria de 16,6% neste ano. A diferença foi um dos fatores que impulsionaram  a companhia a ser a pior queda do Ibovespa na semana.

Além disso, a Copel começou a implementar neste mês algumas condições especiais para o pagamento de faturas de energia atrasadas para microempreendedores, microempresas e pessoas de baixa renda, possibilitando o parcelamento das dívidas com juros baixos, de 0,5%.

No ano passado, as principais companhias de energia elétrica se viram prejudicadas por conta da pandemia – realizando, entre outras coisas, congelamentos das tarifas e renegociando um número maior de dívidas.

Qualicorp divulgou seu balanço do quarto trimestre de 2020

A Qualicorp divulgou na terça-feira (30) seu balanço do quarto trimestre de 2020. Apesar de o lucro ter avançado, isso se deu por conta, basicamente, do menor número de despesas não-recorrentes e pela melhora do resultado financeiro.

O Ebitda ajustado da companhia, que mede o seu resultado operacional, recuou 16,8% na base anual.

Santander Brasil e Bradesco pesam no Ibovespa após liberação de transferências via WhatsApp

O Santander e o Bradesco que ficaram, respectivamente, com o terceiro e o quinto lugar entre as principais quedas do Ibovespa se viram impactados pela notícia de que o WhatsApp Pay, programa de transferência de dinheiro via o aplicativo de mesmo nome, foi liberado pelo Banco Central a funcionar.

Nos dois dias após a notícia, o IFNC, índice da bolsa que conglomera as principais instituições financeiras do país, caiu 2,50%: há o temor de que o serviço impacte ainda mais as receitas do bancos tradicionais.

Suzano recua após alcançar máxima histórica

A Suzano alcançou sua máxima histórica, de R$ 79,18, no começo do mês. Desde então, porém, a companhia caiu mais de 12%, sendo 4,59% apenas nessa semana.

Em entrevista à Bloomberg nessa semana, Walter Schalka, diretor-executivo (CEO) da Suzano, que foi a quarta principal queda do Ibovespa na semana, afirmou que o incidente de Suez poderia impactar a companhia, por conta da falta de contêineres, com navios travados na região do Oriente Médio atrapalhando a logística.

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião