Banco Central autoriza transferências via WhatsApp

O Banco Central (BC) concedeu nesta terça-feira (30) autorização para a implementação do programa de pagamentos vinculado ao aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

As autorizações permitem a utilização do WhatsApp para realizar a transferência de recursos entre seus usuários, disse a autoridade monetária em nota.

O Banco Central deu sinal verde para dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard, além de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos pelo Facebook.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, destacou a autoridade monetária.

As autorizações de hoje não incluem os pedidos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp”, disse a empresa em nota enviada ao Infomoney.

Campos Neto sobre pagamentos via WhatsApp

Mais cedo nesta terça-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o pagamento por meio do WhatsApp deveria ser aprovado em breve.

“Se eu tenho isso, o WhatsApp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”, disse o economista em evento virtual, conforme reportou a Agência Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião