Ibovespa: B3 divulga segunda prévia da carteira teórica

A B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) anunciou nessa quinta-feira (16) a segunda prévia da nova carteira do Índice Bovespa (Ibovespa) com base no fechamento do pregão de 15 de março.

A prévia conta com 76 ativos de 73 empresas, e nenhum ativo foi retirado da carteira e a nova carteira do Ibovespa deve entrar em vigor no dia 4 de maio e será válida até o dia 4 de setembro de 2020.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

A primeira prévia foi divulgada no dia 1 de abril e assim como a mais recente, contava com a entrada das ações da Minerva (BEEF3), da Energisa (ENGI11) e da CPFL Energia (CPFE3)

Além disso, a atual carteira do índice começou a valer no dia 6 de janeiro desse ano e será substituída no dia 30 de abril. Atualmente, os papéis com mais peso no índice são:

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Assim, a terceira prévia da carteira teórica será a definitiva, e a previsão é para que seja divulgada no dia 30 de abril.

Carteira atual

Quando divulgada, a atual carteira do Ibovespa registrou a entrada de cinco empresas, totalizando 73 ativos de 72 companhias.

As cincos empresas que entraram no índice:

A adesão das empresas tem como base o fechamento do pregão do dia 3 de janeiro de 2020.

Além disso, os cinco ativos que apresentaram maior peso na carteira de 2019, válida de 2 de setembro de 2019 a 3 de janeiro, foram:

Cotação do Ibovespa

O índice encerrou o pregão da última quarta-feira (15) em queda de 1,36%, a 78.831,46 pontos.

Já nessa quinta-feira (16), o Ibovespa encerrou o pregão em queda de 1,29%, a 77.811,85 pontos. O principal índice da bolsa de valores de São Paulo inverteu a direção a direção após abrir em alta.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião