Balanços da semana

Ibovespa opera no azul, de olho na ata do Copom e falas de Bolsonaro

O Ibovespa opera de forma positiva nesta terça-feira (26), após o feriado municipal em São Paulo que fechou a B3. O mercado avalia as estimativas dos diretores do Banco Central (BC) na ata da última reunião Comitê de Política Monetária (Copom) .

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 10h35, o Ibovespa avançava 0,37%, a 116.427 pontos. Também chama atenção do mercado as falas do presidente Jair Bolsonaro, junto ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento promovido pelo Credit Suisse. O mandatário voltou a dizer que, neste ano, as concessões e privatizações serão aceleradas, ao passo que o ambiente de negócios também melhorará.

Os membros do Copom, na ata divulgada nesta terça, já se questionam se ainda devem manter a taxa básica de juros (Selic) no patamar atual, embora tenha decidido pela manutenção do grau de estímulo “extraordinário” na última semana.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o doucmento, as dúvidas levantadas pelos diretores do BC sobre a continuidade da Selic no nível atual se deve “à normalização do funcionamento da economia observada nos últimos meses”. Esses membros julgam que o comitê deveria considerar o início do ciclo de alta dos juros, reduzindo o grau dos estímulos monetários.

Além disso, o Copom destaca que o fim do forward guidance não resulta imediatamente em uma elevação da taxa de juros. Isso porque, segundo a ata, “a conjuntura continua a prescrever, neste momento, estímulo extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade”.

Nesta manhã, o presidente Bolsonaro disse que o teto de gastos será mantido firme. “Não vamos deixar que medidas temporárias com a crise se tornem despesas permanentes”, disse o mandatário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O presidente também salientou que “vamos acelerar as reformas tributária, fiscal e administrativa em parceria com o Congresso”. Guedes, por sua vez, ressaltou que o curso das reformas foi mantido mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No Latin America Investment Conference, o ministro afirmou que “reformas são fundamentais para recuperarmos dinâmica de crescimento”. Guedes, em referência a Bolsonaro, repetiu que saúde e economia andam juntas. “A ideia de que vamos fazer vacinação em massa e economia vai voltar é inspiradora”, salientou.

Nesta manhã, foi divulgado o IPCA-15, uma prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. O indicador do aumento de preços ficou em 0,78%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h40:

 

Mercados internacionais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,13%
  • Londres (FTSE 100): +0,75%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,90%
  • Paris (CAC 40): +1,37%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,03%
  • Hong Kong (Hang Seng): -2,55% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -1,51% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,96% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (22) com uma baixa de 0,80%, a 117.380 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião