Ibovespa abre segundo pregão do ano em queda de 1,67%

O Ibovespa abriu o segundo pregão de 2021 em queda. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) opera na manha desta terça-feira (5) em baixa de 1,67%, aos 116.756,08 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Com essa queda o Ibovespa fica mais longe dos 120 mil pontos, alcançados no final de 2020.

Após o fechamento de ontem, também em queda, parece que o otimismo gerado nos mercados pela vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) desapareceu.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O aumento dos contágios no mundo, o novo lockdown no Reino Unido e os problemas nas campanhas de vacinação registrados em muitos países do mundo, como a França, estão deixando os investidores mais pessimistas.

Além disso, a divulgação de resultados negativos, como o das vendas de veículos no Brasil, que caiu 26,2% em 2020, não ajudam o mercado.

Outro ponto que gera preocupação entre os investidores é a eleição para os senadores do estado americano da Geórgia.

Atualmente, o Partido Republicano tem a maioria no Senado dos EUA. Entretanto, se o Partido Democrata vencer a pleito na Geórgia, o receio do mercado é que um controle democrata de ambas as casas do Congresso permita a aprovação de medidas mais extremistas, como aumento de gastos públicos e de impostos ou regulamentação de empresas.

Entre as empresas cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo, as notícias mais importantes são sobre a JHSF (JHSF3) e a Klabin (KLBN11).

A JHSF Participações anunciou em fato relevante um aumento de Capital Social com a emissão de 1.413.712 novas ações destinadas exclusivamente a atender ao exercício de opções de compra nos termos do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, perfazendo o valor total de aumento de capital de R$ 5.766.570,53.

Por sua vez, a Klabin informou na noite da última segunda-feira (4) que a assembleia extraordinária dos acionistas aprovou a incorporação da Riohold Papel e Celulose. Segundo quanto informado pela própria Klabin em novembro, o objetivo da incorporação era uma integração plena em seu sistema produtivo das unidades de Paulínia, Suzano, Franco da Rocha, Rio Verde e Manaus.

Último fechamento do Ibovespa

No último fechamento, ocorrido na última segunda-feira (4) o Ibovespa caiu 0,14%, aos 118.854,71 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião