Ibovespa abre em alta, aos 112 mil pontos, com Payroll e IPCA; Usiminas (USIM5) avança 5%

No último pregão desta semana, na sexta-feira (8), o Ibovespa abre em alta de 1,77% aos 112.524 pontos, com alta generaliza dos papéis da bolsa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Ibovespa hoje lida com os dados recentes da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu 1,16%, acima da taxa de 0,87% registrada em agosto. Essa foi a maior variação para um mês de setembro nos últimos 27 anos.

Com o resultado, a inflação no acumulado em 12 meses chegou a 10,25%, a maior desde fevereiro de 2016, quando ficou em 10,36%. No ano, o IPCA acumula alta de 6,90%.

“Ainda é muito cedo para ser taxativo em uma melhora da dinâmica inflacionária, mas sem dúvida a sinalização de hoje vai nesse sentido. Preliminarmente estamos com a projeção do ano em 8,6% após o resultado, vindo de 8,7%. Em breve enviamos todas as projeções recalibrada”, analisa Étore Sanchez- Economista-chefe da Ativa Investimentos.

Ao mesmo tempo, a economia dos EUA criou 194.000 empregos em setembro e a taxa de desemprego caiu para 4,8% contra 5,2% registrado em agosto, informa o Departamento de Trabalho americano nesta sexta-feira (08).

Nos primeiros sete meses de 2021, a economia americana criou uma média de 636.000 empregos por mês. Porém, a propagação da variante Delta no verão do hemisfério norte assustou os candidatos a emprego e impediu um crescimento mais rápido do emprego em setembro, apesar de muitas empresas estarem desesperadas para contratar, diz o jornal The Wall Street Journal.

A estimativa média dos economistas ouvidos pela Bloomberg era de um aumento de 500.000 contratações em setembro.

O Departamento de Trabalhou americano também revisou os números de agosto, que passaram de 235.000 para 366.000 novos empregos no período.

Em termos de indicadores, os Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego vieram melhor do que o esperado, e o restante do dia deve contar com dados menores relevantes.

Além disso, mais cedo, às 8h30, foram publicadas as Atas da Reunião de Política Monetária do BCE e às 11h é publicado o PMI Ivey do Canadá.

Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje

  • Vale descarta cisão no curto prazo;
  • Azul reporta aumento de tráfego;
  • Méliuz fecha parceria om a Captalys.

Spin-off da Vale

Em evento realizado na quinta (7), o presidente-executivo da Vale (VALE3) disse que a empresa não está cogitando uma cisão de curto prazo para sua unidade de metal básico. Segundo o executivo, a unidade precisa de uma “transformação” antes que esse plano seja colocado em prática.

Após esse movimento, haverá a listagem das ações nos Estados Unidos e emissão de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) na B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, a mineradora informou que uma decisão judicial em caráter liminar determinou o retorno imediato das atividades de mineração de Onça Puma, no Pará, que haviam sido paralisadas após a suspensão da licença de operação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As ações da Vale seguem a tendência do pregão de hoje, em alta de 2,3%.

Azul tem aumento de 125% na demanda

Azul (AZUL4) divulgou seus resultados de tráfego de setembro desse ano. De acordo com o documento, o tráfego doméstico de passageiros (RPKs) cresceu 8,7% em comparação com o mesmo mês em 2019, enquanto a capacidade doméstica (ASKs) aumentou 11,1%, resultando em uma taxa de ocupação de 80,3%.

Em comparação com setembro de 2020, o tráfego doméstico da Azul cresceu 125,6%, e a capacidade saltou 126,7% no mês passado.

No documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)John RodgersonCEO da Azul, destacou que “a demanda doméstica no Brasil continua progredindo à medida em que aumentamos a nossa capacidade doméstica em 43% no trimestre.

O documento mostra ainda que o tráfego internacional de passageiros somou 121 milhões em setembro, contra 79 milhões um ano antes, o que representa um avanço de 53,6%. Já em comparação com o mesmo período em 2019, o resultado do mês passado corresponde a uma queda de 78,5%.

As ações da Azul sobem 1,8% no Ibovespa hoje.

Méliuz aperta as mãos com a Captalys

Méliuz (CASH3) fechou uma parceria com a Captalys Companhia de Crédito, para oferecer um produto de crédito para os usuários que tiverem o novo cartão Méliuz a partir de 2022.

A parceria com a Captalys permitirá que a companhia seja o motor de crédito enquanto a Captalys entra com a experiência de crédito, fornecendo a infraestrutura e o financiamento da operação, conforme explica o comunicado ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A companhia de cashback explica que “a parceria também contempla a troca de experiências para aprimorarmos nossas políticas e tecnologias para concessão do crédito dentro da plataforma Méliuz complementando toda estrutura de governança que já vem sendo desenvolvida pela Acesso desde 2019.”

Segundo a empresa, essa parceria está em linha com sua estratégia de oferecer um ecossistema completo aos usuários com a vertical shopping e a de serviços financeiros. “O crédito é um importante produto nesse ecossistema e o seu crescimento será realizado de forma gradativa. Iniciaremos com um modelo exclusivo, com um volume extremamente baixo, e ao longo de 2022 seguiremos algumas etapas de crescimento”, completa.

Na Bolsa de Valores hoje as ações do Méliuz sobem 5,1%.

Destaques do Ibovespa

As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h20 são:

No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:

Principais índices

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:

Última cotação do Ibovespa

No fechamento do pregão de quinta (7), após abrir no vermelho, o Ibovespa fechou em alta de 0,02%, a 110.585 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião