Ibovespa em queda com guerra comercial no radar

Nesta quarta-feira (29), o Ibovespa opera em queda devido a mais um capítulo da guerra comercial.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de 0,25% alcançando 96.148,81 pontos. O mercado segue reagindo positivamente ao pacto dos presidentes dos três Poderes pela retomada do crescimento.

No entanto, a guerra comercial prossegue no radar dos investidores após a Huawei processar o governo dos Estados Unidos.

Pacto a favor do crescimento

Na última terça-feira (28), os presidentes de Executivo, Legislativo e Judiciário decidiram assinar um pacto com metas e intenções em respostas às reivindicações feitas pela população na manifestação.

Saiba Mais: Presidentes dos três Poderes decidem assinar pacto pela retomada do crescimento

O principal objetivo do texto é a retomada do crescimento da economia. De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo” que teve acesso ao texto, o documento prega a “colaboração efetiva dos três Poderes para o avanço das reformas”.

Os presidentes que estavam presentes:

  • Jair Bolsonaro (República);
  • Dias Toffoli (Supremos Tribunal Federal);
  • Rodrigo Maia (Câmara);
  • Davi Alcolumbre (Senado).

O pacto tem cinco temas principais:

  • reforma da Previdência;
  • reforma Tributária;
  • revisão do pacto federativo;
  • desburocratização da administração pública;
  • e o aprimoramento de uma política nacional de segurança pública.

Guerra comercial: Huawei

Em mais uma capítulo da guerra comercial, a Huawei processará  o governo dos Estados Unidos. As informações foram apuradas pelo jornal “CNBC”.

Em março, a empresa chinesa processou os EUA alegando que impedimento da compra de equipamentos americanos era inconstitucional.

“O governo dos EUA não ofereceu hoje nenhuma evidência de que a Huawei é uma ameaça à segurança. É pura especulação”, disse o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping.

Saiba Mais: Dólar em alta com aumento das tensões entre Estados Unidos e China

Além disso, Liuping afirma que essa situação nunca foi vista antes e que “o veto da Huawei só fornece uma falsa sensação de segurança para os EUA e distrai a atenção dos desafios reais enfrentados”.

De acordo com diretor, os políticos dos EUA estão “a usar a força de uma nação inteira para perseguir uma empresa privada”. “Hoje são as telecomunicações e a Huawei, mas amanhã pode ser sua indústria, sua empresa, seus consumidores”, completa.

Última cotação

Na última sessão, que ocorreu na quarta-feira (29), o Ibovespa encerrou em alta de 1,61% com 96.392,76 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião