Presidentes dos três Poderes decidem assinar pacto pela retomada do crescimento

Nesta terça-feira (28), os presidentes de Executivo, Legislativo e Judiciário decidiram assinar um pacto com metas e intenções em respostas às reivindicações feitas pela população na manifestação. O principal objetivo do texto é a retomada do crescimento da economia.

A afirmação do pacto foi feita pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após a reunião no Palácio da Alvorada. Estavam presentes na reunião desta manhã, os presidentes Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e José Dias Toffoli.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Pacto a favor do crescimento

“Da reunião de hoje se consolida a ideia de que se formalize um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento”, disse Lorenzoni.

Conforme a declaração do ministro, a reunião dos três poderes tem o intuito de fazer com que a economia cresça. Dessa forma, o texto apresentado nesta terça, será constituído em comum acordo entre os Poderes. Além disso, o ministro destaca que o texto inicial é de Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal.

“O Brasil precisa de harmonia e entendimento entre todos os poderes de representação do País,” completa.

Saiba Mais: Bolsonaro: manifestação é recado àqueles que teimam com velhas práticas

Ademais o Lorenzoni afirmou que a reforma da Previdência está prevista como uma das metas do pacto.

“O Brasil está desequilibrado fiscalmente e tem um déficit fiscal de R$ 50 bilhões por ano, que tem origem na Previdência. Claro que isso fez parte da conversa, estão todos preocupados. Todos querem construir um caminho, como a gente diz, que possa passar o portal do equilíbrio fiscal e aí, ir para o caminho da prosperidade que é o que todos nós desejamos”.

Não há divergências entre Congresso e governo

Além dos presidentes dos três Poderes, o ministro da Economia, Paulo Guedes estava presente, e comentou que a manifestação do último domingo (25), demonstraram que a população exige mudanças.

“Estamos confiantes de que o Congresso vai aprovar a reforma [da Previdência]. Eu acho que as manifestações confirmam a ideia de que o povo quer mudanças”, disse o ministro.

Saiba Mais: Em nota Guedes diz ter total compromisso com retomada de crescimento

Ademais, acrescentou que a reunião foi “excelente” e negou a possibilidade de que o ato pudesse ter acirrado as divergências entre o congresso e o governo.

“Ao contrário, foi um café da manhã excelente,um ambiente ótimo. Não há esse antagonismo, estamos buscando melhora o país. Foi um clima excelente”, afirma Guedes.

O pacto

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo” que teve acesso ao texto, o documento prega a “colaboração efetiva dos três Poderes para o avanço de reformas”. Essas reformas são as consideradas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

O pacto tem cinco temas principais:

  • reforma da Previdência;
  • reforma Tributária;
  • revisão do pacto federativo;
  • desburocratização da administração pública;
  • e o aprimoramento de uma política nacional de segurança pública.

Conforme o ministro da Casa Civil, o pacto ainda terá ajustes a serem feito. Além disso, os chefes dos três Poderes tem como objetivo se encontrarem periodicamente para discutir o texto.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião