DIVIDENDOS

Ibovespa se mantém em 103 mil pontos; Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) caem

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) no radar. Saiba mais!

O Ibovespa opera em alta de 1,04% nesta terça-feira (2), aos 103.312, por volta das 13h28, em meio ao início da primeira sessão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com a análise de conjuntura.

A reunião do Copom está no radar dos investidores do Ibovespa hoje. Amanhã à tarde, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, assim como oito diretores da instituição, têm mais uma rodada de discussões antes de indicarem o novo patamar da Selic, que se encontra em 13,25% ao ano.

A movimentação do Índice Bovespa segue um caminho contrário ao mercado internacional. As bolsas europeias e norte-americanas operam majoritariamente em baixa. O S&P 500 cai 0,45%, enquanto a Nasdaq recua 0,24%.

Um dos destaques de alta do Ibovespa hoje é a Hapvida (HAPV3), com uma valorização de 3,11%. Enquanto isso, as ações da Rede D’Or (RDOR3) avançam 2,65%, enquanto a Weg (WEGE3) sobe 1,97%. A Suzano (SUZB3) tem alta de 1,71%.

Nas quedas, o destaque vai para a Via (VIIA3), com uma baixa de 1,23%, enquanto a Marfrig (MRFG3) cai 1,90%. A CVC (CVCB3) recua 2,02%, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) se desvaloriza 0,37%.

Notícias que movimentam o Ibovespa hoje

  • Petrobras (PETR4) informa início de contrato SIP com a Petrogal Brasil
  • Bradesco (BBDC4) começa a oferecer plano de saúde regionalizado para o interior de São Paulo
  • Minério de ferro e petróleo sobem nesta terça-feira (2)

Petrobras informa início de contrato SIP com a Petrogal Brasil

Uma das empresas que podem impactar no valor do Ibovespa é a Petrobras. A companhia informou nesta terça-feira (2) que entrou em operação o contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP), que havia sido celebrado com a Petrogal Brasil.

O contrato da Petrobras prevê o acesso da Petrogal às unidades de processamento de gás, que são de propriedade da petroleira.
Essas unidades se localizam nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e estão ligadas ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE).

A Petrobras diz que “a implantação do SIP permite que as empresas produtoras de gás no Brasil possam comercializar seus
volumes diretamente a seus clientes”.

Além disso, a companhia ressalta que o movimento compõe um conjunto de ações que viabiliza a diversificação dos agentes, trazendo um aumento da concorrência, em conformidade aos compromissos que foram assumidos pela Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no ano de 2019.

Bradesco começa a oferecer plano de saúde regionalizado para o interior de São Paulo

Um das empresas relevantes para a cotação do Ibovespa é o Bradesco. A Bradesco Saúde começou a oferecer planos de saúde de forma regionalizada para diversas cidades do interior de São Paulo. A iniciativa já abrange 130 cidades da região, como Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto, segundo informações do jornal Estadão.

Apesar de manter uma cobertura nacional, o Saúde Efetivo do Bradesco possui redes de prestadores de serviços regionais. Segundo a instituição, um dos benefícios do plano é ter um desconto de 20% para empresas, na comparação com o plano nacional.

A Bradesco Saúde contava com 100 mil beneficiários nesse tipo de plano até março de 2022. Suas atividades já incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo. Segundo informações do diretor-gerente da operadora, Flávio Bitter, a região do interior de SP é estratégica, visto que ela conta com polos industriais e agrícolas.

Minério de ferro e petróleo sobem nesta terça-feira (2)

Um dos fatores que podem impactar na movimentação do Ibovespa é a variação das commodities. Os contratos futuros do minério de ferro tiveram volatilidade em seus preços nas bolsas de Dalian e Cingapura, mas acabaram subindo nesta terça-feira.

A alta vem com uma melhora das margens do aço chinês, além do país estar avaliando a possibilidade de mais cortes na produção.

O minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange terminou com uma alta de 1,5%, a 807 iuanes, equivalente a 119,32 dólares. Já na Bolsa de Cingapura a commodity subiu 0,7%, a 115,50 dólares.

Além do minério, os futuros do petróleo Brent para outubro avançam 0,13%, enquanto o WTI para setembro tem alta de 0,18%.

Maiores altas do Ibovespa

Por volta das 10h35, as 5 maiores altas do Ibovespa eram:

  • HAPV3: +2,94%
  • RDOR3: +2,30%
  • WEGE3: +1,97%
  • SUZB3: +1,71%
  • SLCE3: +1,62%

Maiores baixas do Ibovespa

Por volta das 10h35, as maiores baixas do Ibovespa eram:

  • VIIA3: -2,46%
  • MRFG3: -1,90%
  • CVCB3: -2,02%
  • MGLU3: -1,84%
  • EMBR3: -1,91%

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (1) em queda de 0,91%, aos 102.225 pontos, interrompendo a sequência de três valorizações seguidas.

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO