HSML11 suspende atividades de shopping que representa 21% da área locável do FII

O HSML11, ou HSI Malls, fundo imobiliário (FII) focado na operação de shopping centers, informou na última terça-feira (2) que o Via Verde Shopping, em Rio Branco, foi fechado temporariamente em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O comunicado, divulgado por meio do Santander Caceis Brasil, administrador do HSML11, informa que o fechamento do shopping ocorreu em determinação das autoridades após a capital do Acre regredir à fase vermelha. Com isso, até o dia 22 de fevereiro apenas as atividades essenciais poderão funcionar.

Os investidores do fundo imobiliário seguem atentos aos desdobramentos da decisão governamental, uma vez que o ativo acriano corresponde a 21% da Área Bruta Locável (ABL) do fundo, podendo trazer impactos no curto prazo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O fundo HSML11

O HSML11 é um fundo do tipo tijolo, com os empreendimento focados majoritariamente em shopping centers. Fundos dessa natureza possuem a característica de obterem imóveis físicos, podendo rentabilizar suas operações através da compra ou construção para gerar aluguéis, ou também ter ganho de capital com a venda dos imóveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O fundo, constituído em fevereiro de 2019, tem gestão ativa e visa obtenção de renda por meio do investimento de, no mínimo, 67% do seu Patrimônio Líquido diretamente em imóveis ou direitos reais sobre imóveis prontos provenientes do segmento de shoppings centers.

Atualmente, o fundo possui cinco ativos localizados em três estados. Em São Paulo, são três: o Shopping Granja Aviana, Shopping Metrô Tucuruvi e Supershopping Osasco. Em Alagoas, o fundo possui o Shopping Pátio Maceió, além do citado Via Verde Shopping, no Acre.

Em dezembro de 2020, a vacância física do fundo era de 5,7%. Ao todo, são 6,75 milhões de cotas em circulação no mercado, enquanto a taxa de performance do fundo é de 20% do excedente ao benchmark.

A taxa de adminsitração é de 1,10% ao ano sobre o valor de mercado do fundo. Por volta das 13h10 desta quarta-feira (3), as cotas do HSML11 eram negociadas em queda de 0,10%, a R$ 95,90.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião