Por que as ações Hapvida (HAPV3) subiram quase 6% hoje?

As ações da Hapvida (HAPV3) fecharam em alta de 5,9% nesta terça-feira (24), cotadas a R$ 4,48. Embora não haja nenhuma notícia que explique essa elevação, Leandro Petrokas, Diretor de Research da Quantzed, diz que pode ser um movimento de realização de lucros de investidores posicionados em “short”. Entenda a seguir.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Desde novembro até a cotação mínima de janeiro, as ações da Hapvida acumularam queda de 50%, diz Petrokas. “Hoje sobe sem notícias, talvez com realização de lucros de investidores que estavam apostando contra as ações”, completa o especialista.

A estratégia mencionada se chama “short”, quando o investidor espera lucrar com a queda do preço do ativo. Essa operação também é conhecida como operar vendido e/ou venda a descoberto. “Para encerrar posições vendidas naturalmente os investidores devem comprar as ações”.

A alta nas ações da Hapvida não foi um movimento setorial. Os papéis da Rede D’Or (RDOR3) subiram 1,62% nesta terça-feira (24) e as da Qualicorp (QUAL3) tiveram alta de 4%.

O que é “operar vendido”?

Em resumo, na estratégia short o investidor aposta na queda do preço de um ativo específico, como ações. Para realizar uma operação short é necessário alugar o ativo (ação) que será objeto da negociação e vendê-lo na bolsa de valores.

Ou seja, o investidor não possui a ação em sua carteira e por isso aluga com outro investidor. Por isso, o investidor que aluga ações para realizar o short, em algum momento, deverá recomprar as ações para devolver ao dono.

“Há bastante gente apostando contra as ações da empresa e isso pode ter sido um movimento de realização de lucro desses investidores que estavam apostando e vendendo a descoberto ações da Qualicorp”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Hapvida (HAPV3): BTG vai na contramão de analistas de bancos e recomenda compra das ações

O BTG Pactual manteve a recomendação de “compra” para as ações da Hapvida, na contramão do JP Morgan, Bank of America, Bradesco BBI e Goldman Sachs, que rebaixaram as recomendações para “neutro”.

O preço-alvo para os papéis da Hapvida é R$ 10, segundo o BTG.

Neste ano, ocorrerá um aumento de preços para os planos individuais de saúde. O BTG Pactual estima que o reajuste será de 9%, abaixo do pico de 15,5% no ciclo 2022-2023. Para fazer o cálculo, o BTG utilizou os últimos dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) dos últimos 9 meses de 2022.

O BTG lembra que a Hapvida é a operadora com maior exposição aos planos individuais de saúde, que representam atualmente 18% da base de membros, ou mais de 25% da sua receita líquida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião