Gol (GOLL4) e outras três aéreas passarão a exigir vacina de funcionários

Quatro grandes companhias aéreas – Gol (GOLL4), Latam, Voepass e Itapemirim – adotaram uma norma sobre a obrigatoriedade de tomar vacina contra a Covid-19 para todo o seu quadro de funcionários, segundo novo comunicado da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que contempla as companhias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo a Abear, o objetivo da determinação sobre a vacina obrigatória nas companhias é ‘ampliar a segurança e bem-estar de todos os passageiros e colaboradores’. Há prazos diferentes para a implementação da medida entre cada companhia aérea, mas, em geral, a regra começa a valer até o fim de 2021.

“Essa é uma iniciativa importante para garantir a segurança sanitária de todos os colaboradores e, consequentemente, dos passageiros. As associadas Abear farão um trabalho interno de mobilização e conscientização da importância da imunização”, afirmou o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, por meio de nota da entidade.

Exigência de vacina já ocorre em empresas de saúde dos EUA

Em decisão análoga, a Northwell, empresa de saúde dos Estados Unidos, demitiu um total de 1.400 funcionários que se recusaram a tomar a vacina – cerca de 2% do quadro total de colaboradores.

A decisão da administração se dá em meio a uma exigência de Nova York para que todos os funcionários de empresas de saúde, hospitais e lares de idosos tenham todo o seu quadro vacinado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Cerca de 64% da população do estado já está totalmente imunizada, ante 71% que já tomou somente a primeira dose da vacina.

A medida não abre brecha para que os funcionários possam recusar a vacina e realizarem testes semanais, como havia sido feito até então. Do mesmo modo, não é tolerada a recusa da vacina por motivo religioso ou outra justificativa.

O governo de Joe Biden fez exigência de vacina para profissionais de saúde, em um esforço para aumentar o número de imunizados no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Profissionais da área médica, especialmente aqueles em grandes sistemas hospitalares como a Northwell, estão cumprindo as ordens. Mas funcionários da própria Northwell protestaram contra a obrigatoriedade da imunização, anunciada no mês de agosto.

Apesar disso, há um temor de ausência de mão de obra nos hospitais do estado desde a decisão, a ponto de a governadora Kathy Hochul declarar estado de emergência na semana passada.

A decisão pretendia obter permissão de enviar tropas da Guarda Nacional para agilizar vistos para trabalhadores vindos do exterior e recrutar recém-formados ou profissionais de saúde recentemente aposentados para preencher a lacuna de funcionários.

Gol tem alta de 36% nos voos

Em dado recente, a Gol reportou que a sua demanda, medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês), cresceu 36,8% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados constam na prévia de tráfego de setembro, divulgada pela companhia aérea na terça-feira (05).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

As ações da Gol caem 0,20% no intradia, em queda não tão amarga quando a derrocada do índice nesta quarta-feira (6). Deste modo, os papéis preferenciais da aérea fica cotados a R$ 20,13.

Assim como a demanda, a oferta de voos da Gol, medida por assento por quilômetro oferecido (ASK, na sigla em inglês), aumentou 38,1%, também em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já a taxa de ocupação em setembro foi de 79,1%, queda de 0,8% ponto porcentual na comparação anual.

No mês passado, a Gol transportou 1,6 milhão de passageiros no mercado doméstico, aumento de 47,8% ante setembro do ano passado. As decolagens domésticas somaram 12.317 no mês, avanço de 51,7% na base anual.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião