Vale (VALE3) e ‘gigantes da bolsa brasileira’ querem conservar 4 milhões de hectares de florestas

A Vale (VALE3), em conjunto com outras grandes companhias brasileiras como o Itaú (ITUB4) e o Santander (SANB11), anunciou que criará uma empresa ‘totalmente dedicada às atividades de restauração, conservação e preservação de florestas no Brasil’.

Veja a Morning Call desta segunda-feira (14)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Chamada de Iniciativa Biomas, o projeto prevê conservar e preservar 4 milhões de hectares de florestas ao longo das próximas duas décadas.

A área visada pelo projeto é equivalente ao território da Suíça ou do estado do Rio de Janeiro. Além da Vale, do Itaú e do Santander, fazem parte da iniciativa a Marfrig (MRFG3), a Suzano (SUZB3) e o Rabobank.

A iniciativa foi divulgada durante evento realizado na Conferência do Clima, a COP27, no Egito.

“Inicialmente chamada de ‘Biomas’, a empresa nasce com planos de restaurar 2 milhões de hectares de áreas degradadas, a partir do plantio de aproximadamente 2 bilhões de árvores nativas, em um modelo de negócios em larga escala”, comunicam as empresas, em conjunto.

“A empresa também conservará e preservará 2 milhões de hectares. A expectativa do grupo formado por grandes companhias com presença global é, além dos benefícios ambientais da iniciativa em si, contribuir para estimular o desenvolvimento regional e o fortalecimento das comunidades locais com seu envolvimento na cadeia de valor”, seguem.

As companhias destacam que a inciativa Biomas contará com um aporte inicial de R$ 20 milhões de cada sócia, visando um negócio com modelo sustentável também do ponto de vista financeiro.

“A aliança lançada na COP27 prevê, entre remoções e emissões evitadas, reduzir da atmosfera aproximadamente 900 milhões de toneladas de carbono equivalente durante o período de duas décadas”, diz a companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo o documento das empresas, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a primeira etapa do projeto consistirá em atividades de:

  • Identificação e prospecção de áreas
  • Fomento a viveiros para produção em escala de árvores nativas
  • Engajamento de comunidades locais nas atividades daempresa
  • Discussão sobre aplicação do projeto em áreas públicas
  • Parceria com plataformas de certificação de créditos de carbono e a implementação de projetos pilotos

A iniciativa que visa as florestas cita que a partir de 2025 o objetivo é ampliar a escala até alcançar a meta de 4 milhões de hectares de florestas.

Vale já protege 1 milhão de hectares, diz presidente

“Somos parceiros da Biomas porque é uma iniciativa pioneira que amplia os esforços do setor privado brasileiro para gerar impacto socioambiental positivo em escala. A Vale já ajuda na proteção de 1 milhão de hectares, dos quais 800 mil estão na Amazônia. Além da Biomas, a Vale se comprometeu, até 2030, a recuperar e proteger 500 mil hectares de áreas além de suas fronteiras”, disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

Sendo um negócio que envolve a criação de uma nova estrutura societária, as companhias que são membros da inciativa, como a Vale e o Itaú, destacam que a conclusão da operação ainda fica sujeita às aprovações regulatórias usuais para este tipo de transação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião