Fed mantém taxa básica de juros na faixa entre 2,25% e 2,50% nos EUA

Os membros do Federal Reserve (Fed) que votam a política monetária decidiram manter novamente a taxa básica de juros dos Estados Unidos da América (EUA) entre 2,25% e 2,50%, nesta quarta-feira (1º).

A reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), que define a taxa básica de juros, confirma a paciência do órgão com o mercado interno e externo. A decisão foi unânime.

Por volta das 15h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, concedeu entrevista coletiva à Imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O mercado de trabalho continua forte … a atividade econômica subiu a uma taxa sólida”, disse o comunicado do banco. Na véspera, o presidente dos EUA, Donald Trump pediu pela redução da taxa de juros em um ponto percentual, a fim de estimular a economia.

Na reunião, o Fed também cortou os juros pagos aos bancos sobre as reservas excedentes, de 2,4% para 2,35%. Este seria um esforço para garantir que a principal taxa de empréstimo overnight permaneça dentro da faixa alvo atual.

Presidente do Fed

Jerome Powell afirmou, após a decisão de política monetária, que acredita que a inflação deve persistir em recuperação. Isto, apesar do banco ter chamado atenção para a queda do índice cheio e do núcleo dos preços, que têm permanecido inferior à metade de 2% ao ano.

Além disso, o comunicado do Fed também apontou que o ritmo dos gastos das famílias e dos investimentos das empresas caiu no primeiro trimestre deste ano.

Powell declarou que a instituição acredita que a fraqueza observada na inflação é passageira. E que o Fed continua comprometido com o cumprimento da meta para os preços. “Com o tempo, a inflação retornará a 2% [ao ano]”, afirmou.

Saiba mais – Dólar alcança R$ 4: entenda os quatro principais motivos

O presidente disse que o banco não vê razões para alterar suas taxas de juros “em nenhuma direção”. Isto, apesar das crescentes expectativas do mercado para um corte na taxa ao fim de 2019. “O comitê está confortável com a nossa política atual”.

Por fim, o presidente do Fed destacou o crescimento econômico dos EUA, que cresceu mais rapidamente do que o esperado.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião