Economia dos EUA deve crescer 2% apesar dos juros, diz dirigente do Fed

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) em Atlanta, Raphael Bostic, disse estar otimista quanto à perspectiva econômica nos EUA. Para ele, o aumento de juros não vai inviabilizar a expansão da economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Segundo a sua fala a expectativa é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA de cerca de 2% em 2022 e entre 0,5% e 1% em 2023.

Além disso, o banqueiro central, que falou em entrevista ao The Wall Street Journal na quarta (24), espera ainda um mercado de trabalho forte, ainda que a taxa de desemprego suba um pouco além dos 3,5% atuais.

Bostic ainda afirmou que a incerteza geopolítica por conta da guerra na Ucrânia e a desaceleração econômica na China estão em seu radar.

“Esses fatores podem realmente acelerar nossa desaceleração doméstica de maneiras que também significam que temos que fazer menos” com o aperto da política monetária, disse ele.

Dados fortes podem justificar nova alta dos juros dos EUA, diz Bostic

Bostic também disse que o Fed precisa continuar elevando juros este ano e alertou que é muito cedo para dizer que a inflação nos EUA já atingiu o pico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Bostic, que não é membro votante do Fed este ano, disse ainda não ter decidido se o BC americano deveria elevar juros em 50 ou 75 pontos-base na reunião de setembro, como parte de sua campanha para combater a disparada da inflação.

A essa altura, disse ele, “eu jogaria uma moeda” para escolher entre as duas opções.

Bostic ressaltou que ainda há relatórios de emprego e inflação a ser divulgados antes da decisão do Fed no próximo mês, e que se os dados permanecerem fortes e a inflação não desacelerar claramente, “então, poderão justificar um novo ajuste de 75 pontos-base”.

O Fed elevou seus juros em 75 pontos-base tanto na reunião de junho quanto na de julho.

Bostic participa com outros dirigentes do banco central dos EUA do simpósio anual de Jackson Hole, aberto nesta quinta (25). O ponto alto do evento, porém, será a sexta (26), quando o presidente do Fed, Jerome Powell, fará discurso.

Com informações da Dow Jones Newswires e do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião