Falecimento da Rainha contribui moralmente para crise na Europa

O impacto do falecimento da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, deve ser muito mais emocional do que financeiro, disse Frederico Nobre, Head de Análise da Warren Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Nobre acredita que o impacto da morte da Rainha e das cerimônias na economia britânica não será material a ponto de influenciar expectativas de crescimento ou de inflação no Reino Unido, afetado pela crise de energia.

Nesse sentido, o especialista avalia que o falecimento da rainha é mais um elemento que contribui moralmente para o estado de crise da Europa.

O atual cenário na Europa é muito complicado, com risco de recessão, diante da inflação de altos preços de energia, causado pela falta do gás russo na região.

“‘Winter is coming’ e para os europeus isso não é nada bom”, diz Nobre, citando uma frase do seriado Game Of Thrones que significa “O inverno está vindo”. Ironicamente, o tema central do seriado fictício é a disputa do “Trono de Ferro” por diversos reis e rainhas.

A libra esterlina atingiu o menor patamar em relação ao dólar desde 1985, destaca o analista, e a inflação britânica pode chegar a dois dígitos em breve, na sua visão.

Na quinta-feira (8), a primeira ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou o teto de 2.500 libras por ano a partir de outubro, para as contas de energia de residências e empresas, no mesmo dia do falecimento da Rainha Elizabeth II.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

O valor é bem abaixo dos 3.548 libras que as famílias pagariam sem essa intervenção, diz Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed, para o Suno Notícias.

“Ela está congelando o preço da energia para segurar os demais preços e aliviar custos para as famílias”, explica.

O especialista espera que na próxima reunião do banco central inglês, o Banco da Inglaterra, os juros devam subir mais 0,5%, levando o juros para 2,25% ao ano, prosseguindo com o processo de alta.

O governo britânico estima que o teto reduzirá a crescente taxa de inflação do Reino Unido em 4 a 5 pontos porcentuais. A inflação atingiu 10,1% em julho e deve subir para 13% antes do fim do ano.

Além disso, no mesmo dia o Banco Central Europeu (BCE) intensificou o ritmo de aperto monetário e aumentou as taxas básicas de juros em 75 pontos-base.

Agora, o filho da Rainha, o novo Rei Charles III irá ser oficializado como novo soberano em cerimônia no sábado (10) no Palácio de St. James, em Londres.

Algumas mudanças práticas são esperadas, diz Nobre, com a alteração no hino inglês, com as palavras “rainha” alteradas para “rei”. A moeda britânica terá de ser impressa com o retrato de Charles, enquanto o dinheiro com a face da Rainha Elizabeth II sairá de circulação. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores limitará a entrada de um número significativo de turistas no Reino Unido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião