Etna não consegue competir com e-commerce e fecha lojas no Nordeste

A Etna, rede varejista de móveis e artigos de decoração, irá encerrar suas lojas físicas no Nordeste. Desde o ano passado, a empresa passa por dificuldades. As primeiras unidades encerradas foram de Belo Horizonte e de Campo Grande, agora o movimento chega em Recife, Fortaleza e Salvador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o Jornal do Commercio, a Etna organizou uma queima de estoque nas lojas de Recife e Fortaleza. Em nota, a companhia afirmou que essas unidades que serão desligadas estão com vendas inferiores a dos últimos anos, gerando uma frustração para eles em 2021.

O grande vilão teria sido a pandemia. “Mesmo após a reabertura do comércio pelas autoridades, o fluxo de visitantes nas lojas não voltou aos patamares anteriores”, disse a empresa em nota à imprensa.

Com isso, as duas lojas da Etna na região nordeste passam por uma liquidação agressiva, com descontos de até 70%. Já a loja de Salvador segue em funcionamento, podendo fechar até o final do ano, segundo apuração do Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Observamos que atualmente nossos clientes dividem suas compras, sendo parte feita em lojas físicas e outra através da internet, via site ou pelo celular”, afirmou a Etna ao jornal, em menção aos desafios da transformação digital para o setor de móveis.

Novo foco da Etna é no digital

A Etna afirmou que busca agora dar “mais foco ao digital”. As varejistas que atuam predominantemente em lojas físicas, e precisaram fechar as portas em boa parte do ano passado por causa das medidas de isolamento social, ficaram em desvantagem em relação àquelas empresas que já eram mais fortes na venda on-line.

Diante disso, a empresa pretende continuar suas operações na região nordeste de forma on-line. Sobre as lojas físicas, a Etna ainda tem seis unidades, sendo quatro no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra no Distrito Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião