Embraer (EMBR3): Eve e United Airlines (U1AL34) fazem acordo para oferecer trajetos com o carro voador nos EUA

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer (EMBR3), e a United Airlines (U1AL34) anunciaram nesta quarta-feira (14) um acordo para levar a Mobilidade Urbana Aérea (UAM) para São Francisco, nos Estados Unidos. Ambas as empresas trabalharão com autoridades locais e estaduais, provedores de infraestrutura, energia e tecnologia para introduzir aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

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“Nosso objetivo é oferecer aos residentes e visitantes da área da Baía de São Francisco um transporte eficiente e competitivo em termos de custo em uma das áreas urbanas mais densamente povoadas dos EUA,” disse Andre Stein, co-CEO da Eve.

As empresas também estão trabalhando para identificar áreas de origem e destino, além da futura rede de rotas para a Mobilidade Urbana Aérea (UAM). “A Mobilidade Aérea Urbana tem o potencial de revolucionar a forma como os clientes da United trabalham, vivem e viajam,” disse Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures.

“A rota proposta pela Eve é um primeiro passo fundamental para tornar essa jornada totalmente elétrica e silenciosa uma realidade para os moradores da área da Baía”, conclui o executivo.

Em 2022, United anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve

No ano passado, United anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve e um acordo de compra condicional de até 400 eVTOLs, como parte de sua estratégia de investir em tecnologias de ponta, enquanto se posiciona como líder no investimento em sustentabilidade no setor da aviação e tecnologias inovadoras.

Com isso, a United poderá ter toda a sua frota de eVTOLs atendida pela rede de serviços e suporte da Eve, englobando acesso aos centros de serviços globais da Embraer, o que envolve depósitos de peças e técnicos de campo.

O que é o eVTOL da Eve?

O eVTOL da Eve é um veículo 100% elétrico, zero emissão de carbono, que possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros). A aeronave será pilotada no lançamento, mas projetada para operações não tripuladas no futuro.

A aeronave está planejada para entrar em serviço em 2026.

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Embraer teve prejuízo de R$ 467 milhões no 1T23

Em meio a investimentos e parcerias da Eve com empresas dos EUA, a Embraer (EMBR3) tenta recuperar seus números operacionais. A empresa reportou prejuízo líquido ajustado de R$ 466,9 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), ante perdas de R$ 412,3 milhões no mesmo período do ano passado.

Assim, foi registrado um crescimento de 13,2% no prejuízo da Embraer no comparativo anual.

De janeiro a março, o prejuízo líquido atribuído a acionistas da Embraer foi de R$ 368,3 milhões, alta ante as perdas de R$ 170,7 milhões do mesmo período de 2022.

O prejuízo, assim, expandiu 115%, informou a companhia no balanço financeiro divulgado nesta quinta-feira.

O consenso Bloomberg projetava R$ 121 milhões de prejuízo para a Embraer no 1T23.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Embraer ficou negativo em R$ 52,9 milhões no primeiro trimestre, representando alta ante a perda de R$ 1,1 milhão de janeiro a março do ano passado.

Com isso, a margem Ebitda ficou negativa em 1,4% no período, ante resultado estável (0,0%) um ano antes.

Já o Ebitda ajustado da Embraer foi de R$ 53,9 milhões no trimestre, crescendo em relação aos R$ 45,4 milhões no mesmo período de 2022, o que representou alta de 18,72%.

A empresa teve receita líquida de R$ 3,726 bilhões no período de janeiro a março de 2023, expandindo ante os R$ 3,076 bilhões do primeiro trimestre do ano passado. Esse crescimento, de 21%, veio em linha com o projetado pela companhia, de acordo com comentário divulgado no release de resultados.

O resultado da Embraer foi decorrente do melhor mix de entregas na aviação comercial, forte crescimento na defesa e serviços, afirma.

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Vinícius Alves

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