Dólar inicia em alta após a abertura do processo do impeachment de Trump

O dólar abre esta quarta-feira (25) em alta após a abertura do processo do impeachment de Trump, novos capítulos da guerra comercial e adiamento da votação da reforma da Previdência.

Por volta das 9h10, o dólar registrava uma variação positiva de 0,453%, sendo cotado a R$ 4,1872. O mercado está atento ao desdobramento do início do processo do impeachment do presidente norte-americano.

Além disso, segue no radar dos investidores, a piora nas negociações da disputa comercial e adiamento da votação da reforma da Previdência pelo Senado.

Democratas contra Trump

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou na última terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

Trump é acusado pelo Partido Democrata de violar as leis tentando pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para reabrir um processo contra o filho do ex-vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

Saiba mais: Democratas iniciam processo de impeachment contra Trump

Segundo os democratas, que têm maioria na Câmara, Trump agiu tentando interferir a seu favor na eleição de 2020, na qual Biden é pre-candidato.

Segundo a Constituição dos EUA, o processo de impeachment deve ser aprovado na Câmara e no Senado.

No entanto, o Partido Republicano tem a maioria no Senado, com 53 senadores contra 45 democratas e 2 independentes. Uma composição que limitaria as chances de sucesso de um pedido de impedimento do presidente.

Piora na guerra comercial

O retrocessos nas negociações entre EUA e China, em mais um desdobramento da guerra comercial, também pressiona o dólar e os mercados internacionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Trump declarou na última terça-feira (24), em seu discurso na Assembleia das Nações Unidas, que não aceitará um “mau acordo” com a China.

Além disso, Wang Yi, ministro das Relações Exteriores do país asiático, disse que espera que os Estados Unidos “removam todas as restrições irracionais” do comércio entre as duas maiores potências econômicas do mundo.

Votação adiada

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, anunciou que adiou para a próxima semana a votação do parecer da reforma da Previdência. A votação estava prevista para a última terça-feira (24).

Embora o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AM), já fale em votação em 2º turno no dia 15 de outubro, e não mais no dia 10, afirma que o cronograma de tramitação da reforma permanece o mesmo.

Veja também: Paulo Guedes diz que a volta da oposição ao poder na Argentina é a “tragédia final”

O relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), revelou que foi surpreendido pela decisão e considera um erro o adiamento da votação.

“Eu fiquei bastante surpreso. Estava preparado para ser hoje. Acho um erro adiar a Previdência, o Brasil todo está esperando por isso, mas vamos obedecer as lideranças”, disse o relator.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira (24), o dólar encerrou em queda de -0,034%, sendo negociado a R$ 4,1695.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião