Didi é removida do WeChat e Alipay e acumula queda de quase 30% desde IPO

O aplicativo da Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil, foi removido do serviço de mensagens WeChat da Tencent e do Alipay do Ant Group, em outro golpe para a empresa chinesa. Desde sua oferta pública inicial de ações (IPO), a companhia acumula queda de 27,44%.

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WeChat, que possui mais de 1 bilhão de usuários, e Alipay, que tem mais de 900 milhões, são os chamados “super aplicativos”, que permitem que os usuários abram e usem outros aplicativos, como Didi, sem sair do Alipay ou do WeChat. Todavia, o serviço o app foi removido como um atalho do WeChat e a pesquisa pelo aplicativo não produz mais nenhum resultado.

As medidas vêm depois que os reguladores chineses abriram uma revisão da cibersegurança na empresa de táxi, poucos dias depois de levantar US$ 4,4 bilhões com seu IPO nos Estados Unidos.

A Didi foi listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e possui um valor de mercado de aproximadamente US$ 53 bilhões. No prospecto do IPO, a empresa chegou a citar que poderia ser penalizada pelo governo chinês.

No domingo, as autoridades ordenaram que as lojas de aplicativos na China removessem o serviço de carona para download. Ao passo que os usuários existentes podem continuar a usar o aplicativo.

Com isso, a empresa chinesa afirmou nesta semana que a remoção de seu aplicativo das lojas afetará sua receita. As ações da empresa despencaram quase 20% na terça-feira como resultado da ação regulatória.

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Regulador sugeriu que Didi adiasse IPO

Algumas semanas antes da Didi realizar seu IPO, o órgão regulador da segurança cibernética da China havia sugerido que a companhia adiasse sua abertura de capital, além de solicitar uma avaliação interna de sua rede de segurança, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Para a companhia, esperar seria problemático e, na ausência de uma ordem clara para interromper o processo, ela foi adiante.

A empresa enfrentava pressão de investidores para fazer o IPO, após levantar bilhões de dólares de investidores importantes.

Fundada em 2012, a Didi diz ter 493 milhões de passageiros ativos anuais e 41 milhões de transações diárias, em média. Ela começou a se expandir internacionalmente há três anos e agora opera em 14 países fora da China, inclusive o Brasil.

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Rafaela La Regina

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